Notícias
A Águas de Pedra Preta, concessionária responsável pela captação, tratamento e distribuição de água tratada no município, entregou nesta semana um novo sistema de abastecimento que promete transformar a realidade da população, especialmente durante o período de estiagem.
Foram inaugurados dois poços profundos, com capacidade conjunta de produção de 113 mil litros de água por hora, além de dois reservatórios com capacidade total de 400 mil litros. Com essas estruturas, a produção de água na cidade será ampliada em 30%, atendendo com mais eficiência bairros como Alto de Pedra Preta, São Marcos, Morumbi e demais regiões do município.
As melhorias chegam em um momento crucial, já que o município enfrenta os desafios típicos da seca, com aumento no consumo e redução na disponibilidade hídrica. Com o novo sistema, Pedra Preta passa a contar com uma estrutura mais robusta e eficiente, capaz de garantir abastecimento contínuo e com pressão adequada mesmo nos períodos mais críticos do ano.
Além de reforçar a segurança hídrica, os investimentos também contribuem diretamente para o crescimento urbano. A prefeita Iraci Ferreira destacou a importância da obra, especialmente para o bairro que receberá 60 novas unidades habitacionais. “Estamos muito felizes com esse investimento. Temos certeza de que a insuficiência de água será resolvida”, afirmou.
Segundo o presidente da Águas de Pedra Preta, Arildo Viana, a entrega marca uma nova fase de investimentos no município. “Pedra Preta, que por algum tempo teve poucos investimentos por questões regulatórias, hoje vive uma retomada importante. Esse sistema mais robusto vai contribuir diretamente para o desenvolvimento da cidade”, disse.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito Lenildo Augusto da Silva, o 1º secretário da Câmara, Matheus Barbosa, demais vereadores, secretários municipais e representantes da agência reguladora Agirf, como Ritchielle Araújo.
Durante a cerimônia, foram firmados compromissos entre a concessionária e o município para garantir abastecimento contínuo, com pressão e regularidade. O presidente da empresa também reforçou que esse é mais um passo rumo à universalização dos serviços de saneamento, incluindo o sistema de esgoto, que já atende 62% da cidade e tem potencial de expansão até 2033, conforme o marco regulatório do setor