SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Os vazamentos e as ligações clandestinas de água são responsáveis por uma grande parte da perda de água tratada. Por isso, a Águas de Campo Verde investe constantemente em ações preventivas, entre elas, está o minucioso trabalho de fiscalização por meio da tecnologia de geofonamento. A técnica usa o geofone, um aparelho que possui função parecida com a do estetoscópio dos médicos, para identificar vazamentos não visíveis na rede de abastecimento.

O equipamento é muito sensível ao som, por isso, para garantir a eficiência do serviço, a ação é realizada durante a noite, quando há menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito. Ao constatar vazamentos, equipes de manutenção entram em ação para fazer os reparos na rede de distribuição, com o objetivo de conter as perdas de água tratada e evitar novos rompimentos nas tubulações.

“Esses vazamentos diminuem a pressão da rede e podem ocasionar problemas no fornecimento de água em determinados pontos. O trabalho de geofonamento é importante para evitar que ocorram perdas na rede de distribuição, garantindo a preservação dos recursos hídricos e maior oferta de água para os moradores”, explica o coordenador da Águas de Campo Verde, Jeferson Correia.

Outra ação realizada periodicamente pela concessionária é o trabalho de vistoria para identificar a prática de ligações clandestinas de água, que prejudicam o abastecimento no município. As equipes atuam em diversas áreas residenciais e comerciais, com o intuito de combater as fraudes, monitorando o consumo mensal e fiscalizando os hidrômetros nas residências e comércios. Além de prejudicar o abastecimento, as irregularidades também podem levar impurezas à rede de distribuição, comprometendo a qualidade da água e trazendo riscos à saúde.

O coordenador destaca ainda que a concessionária faz o acompanhamento diário de volumes produzidos e níveis de reservatórios, medições de pressões, setorizações dos sistemas, modernização do parque de hidrômetros e vistorias em galerias de águas pluviais e poços de visita de esgoto. “Trabalhamos diariamente para reduzir as perdas e alcançar uma gestão cada vez mais eficiente, para garantir o abastecimento com qualidade e regularidade à população”.

A população também pode contribuir com a redução das perdas de água. Ao perceber qualquer vazamento ou identificar algum problema na rede de distribuição de água, entre em contato com a concessionária pelo atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular). A empresa disponibiliza ainda o WhatsApp pelo número (66) 99724-2963 e o aplicativo APP Águas. As denúncias de ligações clandestinas podem ser feitas nestes mesmos canais.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdecampoverde.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Campo Verde no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdecampoverde/

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.