Notícias
Confresa (MT), 30 de junho de 2025 – A concessionária Águas de Confresa divulgou um levantamento que revela um dado preocupante: das 11.000 ligações de água disponíveis na cidade, apenas 7.345 estão ativas, o que significa que mais de 3.000 residências ainda não estão conectadas à rede de água tratada, apesar da infraestrutura já estar disponível.
O cenário é ainda mais crítico nos bairros Pouso Alto e Aeroporto 2, onde, desde janeiro deste ano, foram disponibilizadas 350 novas ligações. No entanto, até o momento, apenas 56 residências realizaram a ativação do serviço, o que representa menos de 20% de adesão. Segundo a concessionária, os principais motivos para a baixa adesão são o uso de poços artesianos, ligações clandestinas e o compartilhamento de poços entre vizinhos. Embora essas alternativas possam parecer mais acessíveis, elas representam sérios riscos à saúde pública.
Estudos nacionais recentes mostram que 34% das amostras de água de poços urbanos analisadas estavam contaminadas com coliformes totais, e 7% apresentavam E. coli, uma bactéria indicadora de contaminação fecal. Essa contaminação pode ocorrer por falhas na vedação, proximidade com fossas sépticas ou ausência de manutenção adequada. O consumo de água contaminada está diretamente relacionado ao aumento de doenças como diarreia infecciosa, hepatite A leptospirose, giardíase e infecções intestinais bacterianas e parasitárias. Essas doenças não apenas afetam a saúde das famílias, mas também geram custos adicionais ao sistema público de saúde, com aumento de internações e tratamentos.
Estar conectado à rede pública de abastecimento garante água potável de qualidade, com tratamento e monitoramento constantes, além de reduzir os riscos à saúde e proporcionar mais segurança e qualidade de vida para toda a família.
A gerente de operações, Letícia Yule, reforça o compromisso da empresa com a universalização do acesso à água tratada: “Temos trabalhado intensamente para garantir que a água tratada chegue a todos os moradores de Confresa. Realizamos obras de expansão da rede, ações nos bairros e campanhas educativas para conscientizar a população. Hoje, o município já conta com infraestrutura disponível para atender 100% da população com água de qualidade. Agora, precisamos incentivar as famílias a se conectarem à rede e deixarem de lado soluções que podem colocar sua saúde em risco.”
Para mais orientações sobre como se conectar à rede, os moradores podem entrar em contato com a Águas de Confresa pelo telefone 0800 647 6060, que também funciona como whatsapp, no horário das 7h às 22h, ou o cliente pode buscar o atendimento presencial na loja localizada na Rua Santo Afonso, – Qd 16.
Release ÁGUAS DE CONFRESA
Acompanhe a Aegea em Mato Grosso: Instagram – @aegeamt | Serviços – www.aegeamt.com.br I Canais de atendimento ao público: 0800 647 6060 | WhatsApp: mensagens de texto.