Notícias

Ver notícia

A diretoria da Águas de Sinop esteve reunida com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) nos dias 5 e 11 de novembro, em agendas com os promotores Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, da 3ª Promotoria de Justiça Cível, e Guilherme Ignacio de Oliveira, da 4ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Sinop.

Os encontros tiveram como objetivo apresentar o Plano de Obras e Investimentos 2025, que detalha o avanço das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município e as medidas adotadas para garantir transparência, segurança operacional e eficiência na execução do cronograma.

Atualmente, 87,9% do escopo previsto para 2025 já está concluído, com 72,1 quilômetros de redes de esgoto executadas. A principal entrega do período será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, que se encontra em fase final de obra e será inaugurada até dezembro deste ano. O novo sistema terá capacidade para tratar 100 litros de esgoto por segundo, o equivalente a 100 piscinas olímpicas de efluente tratado por mês, beneficiando diretamente mais de 40 mil moradores nesta primeira etapa de expansão.

As obras de ampliação da rede seguem concentradas nas principais avenidas da cidade, como Tarumãs, Itaúbas, Guarantãs, Ingás, Ipês, André Maggi, Figueiras, Embaúbas, Dom Henrique e Acácias, além de ruas complementares como, Caviúnas, Tamareiras, Marfins, Margaridas e Eucaliptos. O plano também prevê 82 quilômetros de novas redes e 13 quilômetros de interceptores, integrando toda a rede à nova ETE.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações de fiscalização e acompanhamento técnico, realizadas em parceria com a AGER Sinop, e os mecanismos de controle de qualidade, que incluem notificações imediatas e correções de eventuais não conformidades. A concessionária também reforçou o compromisso de manter o diálogo permanente com o poder público e os órgãos de controle, como forma de garantir transparência na condução das obras.

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, destacou que o encontro representa mais um passo na consolidação da confiança entre a concessionária e as instituições. “Temos um compromisso claro com a cidade e com a transparência. Apresentar o cronograma ao Ministério Público reforça nossa postura de diálogo e responsabilidade. Sinop está prestes a dar um salto na cobertura de esgoto, o que significa mais saúde pública, valorização urbana e sustentabilidade para as próximas gerações”, afirmou Lana.

Além das obras físicas, a concessionária também apresentou ao MPMT as ações de comunicação ativa com a população, como campanhas nos principais veículos de rádio e TV, visitas sociais porta a porta, integração com Waze e Google Maps para sinalização das frentes de trabalho e boletins semanais sobre o cronograma das obras.

Com o avanço do projeto, a Águas de Sinop projeta atingir 40% de cobertura de esgoto até o fim de 2025 e 98% até 2032, acompanhando o crescimento urbano e contribuindo para a universalização do saneamento no município.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.