SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Para garantir maior eficiência na gestão dos sistemas de água e esgoto do município, a Águas de Sinop implementa o Centro de Controle de Operações (CCO). Localizado na sede da Águas de Sinop, ele possui informações atualizadas e é capaz de visualizar as estruturas operacionais em tempo real. São 8 grandes telas, monitorando as unidades de tratamento e distribuição de água, coleta e processamento de esgoto, operando em período integral com controle automatizado das unidades em operação.

Em 2023, foram investidos 13 milhões para melhorias no sistema de abastecimento de água e implantação de novas redes de esgoto. Desde 2014, a concessionária investe na automatização das unidades e atualizações dos softwares. Os benefícios incluem ganho de agilidade na identificação e resolução de intercorrências, redução de custos e aumento na segurança operacional.

O diretor executivo da Águas de Sinop, Leonardo Menna, explica que o CCO recebe e transmite informações que sustentam o funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário e de distribuição de água. “Isso abrange a identificação de possíveis demandas imprevistas, ajustes e intervenções necessárias para assegurar a operação contínua e eficiente, desde a captação até a distribuição nas torneiras, além da gestão do serviço de esgoto”, explica.

“A unidade possui recursos que englobam histórico operacional, permitindo extrair relatórios por meio da captura de dados que chegam ao sistema; alarmes sonoros e visuais, que possibilitam identificar se algo está fora do padrão e gráficos que apresentam os níveis de funcionamento de uma unidade, seja um reservatório de água ou uma estação elevatória de esgoto”, conclui Menna.

Atualmente, todos os bairros de Sinop possuem cobertura de água tratada e 100% fluoretada. O caminho até a torneira das famílias envolve um sistema de abastecimento, que se inicia nos 14 poços distribuídos pela cidade. Deste processo, a água tratada é levada até os Reservatórios Apoiados (RAPs) e distribuída aos bairros.

“Sinop possui 33 poços, 12 Reservatórios de Água e 1.423 quilômetros de extensão de redes de abastecimento, o que torna o trabalho do CCO ainda mais importante. Por meio dele podemos controlar com maior precisão, por exemplo, o acionamento de bombas otimizando a pressão nas tubulações, contribuindo com a garantia de alto padrão no serviço”, complementa Menna.

Com oito telas dedicadas ao monitoramento dos sistemas de água e três operadores de plantão 24 horas, o CCO integra todos os reservatórios, viabilizando o monitoramento dos parâmetros à distância, otimizando os sistemas de bombeamento e o controle de perdas.

A Águas de Sinop faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Hoje, são mais de 31 milhões de pessoas atendidas com os serviços de tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto em 505 municípios, do Norte ao Sul do país.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.