SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Um dos projetos sociais de maior sucesso do Grupo Aegea, empresa líder em saneamento básico no Brasil, é o Portas Abertas, que tem o objetivo de receber visitantes para conhecer as instalações das Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Centros de Operação em suas mais de 150 unidades instaladas pelo país.

Nesta semana, a Águas de Sinop, concessionária responsável pelos serviços de água tratada e esgotamento sanitário no município, recebeu acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na ETE Curupi. O grupo foi recepcionado pelas equipes de Responsabilidade Social, responsável pela execução do Projeto Portas Abertas e de Operações, que detalhou aos visitantes como funcionam os processos na estação de tratamento de esgoto.

Dammylly Moniky, Coordenadora Regional da Águas de Sinop, explicou toda a teoria do tratamento biológico, bem como as etapas de tratamento preliminar: gradeamentos, caixa de areia, elevatória de esgoto, reatores aeróbios, decantadores secundários, leito de secagem e apresentação da fazenda de lodo. “É com muita satisfação que recebemos esses alunos e é um prazer poder apresentar um pouco do nosso dia a dia para eles e a importância de um esgoto tratado e devolvido da forma correta para a natureza”, disse Dammylly.

Além de serem apresentados todos os processos de coleta e tratamento de efluente da ETE Curupi, a Especialista em Saneamento, Priscila Decome, que também integrou a equipe da Águas de Sinop e guiou a visita, abordou a respeito do novo processo biológico implantado. “Esse novo processo biológico favoreceu a otimização operacional, além de elevar a eficiência do tratamento. Os alunos puderam evidenciar isso através do acompanhamento das etapas de tratamento, assim como a qualidade do fluente tratado na Calha Parshall de saída da ETE Curupi.

Visitantes ficaram impressionados com a ETE Curupi

Os visitantes demonstraram satisfação com a receptividade da Águas de Sinop e todas as informações repassadas pela equipe técnica da concessionária. A professora Roselene Schneider agradeceu os profissionais da unidade por dividirem seus conhecimentos com os alunos. “Os conhecimentos adquiridos sobre o tratamento de esgoto contribuirão muito com a formação dos alunos, pois foi possível agregar a teoria abordada em sala de aula, com a aplicação prática dos tratamentos empregados na ETE”, disse a professora.

A acadêmica Karen Propodoski afirmou que a atividade proporcionou uma visão real de tudo que é estudado em sala de aula e daquilo que normalmente eles veem só por fotos e vídeos. “Para mim, em particular, a área de tratamento é uma das áreas que me identifico no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Os profissionais nos recepcionaram muito bem desde a chegada na estação e explicaram todos os processos de forma clara”, declarou a acadêmica. “Além da visita ter sido para agregar conhecimento, saímos com um olhar mais amplo de como devemos utilizar nossa linha de esgoto. Agradeço a toda equipe da Águas de Sinop pela experiência!”, completou.

Para a Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sinop, Cida Viveiros, receber os visitantes para conhecer um dos principais sistemas da concessionária no município, é sempre muito satisfatório. “O Projeto Porta Abertas, que desenvolvemos com muito carinho, tem essa característica, de receber os diversos grupos da sociedade de forma qualificada e inovadora, sempre com a finalidade de multiplicar conhecimentos”, finalizou.

Confira abaixo, mais fotos da visita. Clique para aumentar.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.