SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Pensando em uma maior dignidade, segurança operacional e bem-estar para a população, a Águas de Sorriso investiu recentemente na perfuração de três novos Poços Tubulares Profundos (PTPs), ampliando a disponibilidade de água tratada para a população. Durante o período de estiagem, enquanto diversas cidades brasileiras adotavam medidas para mitigar a falta de água, a Águas de Sorriso realizou investimentos para que a população tivesse disponibilidade plena do serviço de abastecimento no município. Foram beneficiados com essas obras cerca de 47 mil moradores dos bairros Kaiabi, Estrela do Sul e distrito de Primaverinha.

O PTP localizado no Kaiabi atende também a população dos bairros Jardim Tropical, Jardim Califórnia e São Cristóvão, em torno de 15 mil pessoas. No Estrela do Sul, o novo Poço atende toda a zona leste de Sorriso, um total de 25 mil habitantes. E o PTP do Distrito de Primaverinha, primeiro a ser implantado pela concessionária, atende cerca de sete mil cidadãos.

Os Poços Tubulares Profundos têm em torno de 200 metros de profundidade, furado com 17 polegadas e revestido com tubos PVC geomecânicos de oito polegadas. A máquina que realiza a perfuração é chamada de perfuratriz e, dependendo do tipo, qualidade da rocha e da profundidade do poço, o método de perfuração é o rotativo.

“Com esta máquina é realizada a perfuração até 200 metros de profundidade, lugar no qual consegue-se água com abundância e qualidade. Após a perfuração, a estrutura do poço é montada, onde são descidos tubos geomecânicos e alocados os filtros e pré- filtros, que atuam no tratamento da água captada, garantindo a qualidade e potabilidade”, explica o coordenador da Águas de Sorriso, Lucas Alves.

Após a perfuração são realizados testes de vazão, testes de recuperação do lençol freático e testes de qualidade da água. “Todo o processo é monitorado e formalizado à Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), para a posterior emissão da Outorga de Captação Subterrânea”, complementa Lucas.

O trabalho de perfuração de Poços Tubulares Profundos é feito por empresas especializadas, com profissionais habilitados e maquinário adequado capaz de atingir grandes profundidades, com seis colaboradores, além do perfurador. É necessária sempre a presença de um Geólogo, o qual dá as diretrizes da perfuração.

A equipe de Engenharia da Águas de Sorriso composta por Engenheiros, Fiscais e Técnicos de Segurança do trabalho, também acompanhou a obra, visando garantir a qualidade da execução.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.