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Em setembro de 2014, a Águas de Barra do Garças iniciou um projeto ambicioso, que tem por objetivo recadastrar e realizar manutenção em todas as ligações de água da cidade até julho de 2015. O “arrastão”, como ficou conhecido o projeto, visa atualizar o cadastro dos usuários, realizar a manutenção preventiva dos cavaletes, substituir hidrômetros antigos e notificar irregularidades. Já foram investidos mais de R$ 210 mil. A previsão é de um investimento de quase R$ 3 milhões até a conclusão do projeto.

Serão adquiridos medidores ultrassônicos, com tecnologia mais apropriada para a leitura do consumo de clientes que consomem mais de 30 metros cúbicos por mês. No total, serão substituídos cerca de 22 mil hidrômetros. No momento da troca, ao passar na residência do usuário, a concessionária entrega uma cartilha explicando o funcionamento do hidrômetro e esclarecendo as principais dúvidas que podem surgir com o uso do novo equipamento.

As equipes de campo estão a todo vapor: o projeto começou a ser implantado na Vila Varjão, seguindo em direção ao centro e aos bairros mais populosos da cidade. A meta é vistoriar 5.000 ligações até o final de dezembro de 2014. “Com a manutenção preventiva dos cavaletes e substituição de hidrômetros, vamos reduzir as perdas por vazamentos e submedição, além de prestar um serviço de excelência para os nossos usuários”, informa Ágatha de Mattos, gestora da unidade.

Força-tarefa antecipa melhorias e aumenta satisfação dos moradores com os serviços prestados pela concessionária

Ao mesmo tempo em que realiza o recadastramento e a manutenção da rede, a Águas de Barra do Garças começou também uma força-tarefa para melhorar ainda mais o serviço de distribuição de água na cidade. Foram mobilizados colaboradores da Águas Guariroba, Águas de Barra do Garças e Nascentes do Xingu com um objetivo comum: compartilhar experiências e trabalhar em equipe na busca por soluções para melhorar com mais rapidez o atendimento prestado na cidade.

São 12 pessoas envolvidas diretamente com a força-tarefa, um número que mostra a sinergia da empresa e capacidade de colaboração entre diferentes concessões. Além das tecnologias tradicionais, a equipe usa dispositivos como o WhatsApp, aplicativo que permite a comunicação em tempo real, agilizando a troca de informações entre os diferentes setores envolvidos no trabalho. Com ele, as dúvidas levantadas são respondidas imediatamente, reduzindo o tempo para a resolução dos problemas.

Em menos de um mês, foi realizada uma interligação entre bairros, extensão de rede, treinamento de equipes sobre a manutenção de válvulas redutoras de pressão (VRPs), desenhada e colocada em prática uma rotina de manobras noturnas, reforma em reservatório, aumento da capacidade de bombeamento da estação de tratamento de água (ETA) e até perfuração de um poço.

O retorno da população de Barra do Garças sobre os serviços realizados também foi instantâneo: os elogios, inclusive dos bairros mais distantes do centro da cidade, começaram a aparecer assim que a força-tarefa foi colocada em prática. A ação demonstra, mais uma vez, o compromisso da empresa em prestar um serviço de qualidade para seus usuários, a capacidade técnica dos colaboradores das empresas da Aegea e o alinhamento deles com o uso de novas tecnologias, não só de saneamento, como de comunicação.

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