Notícias

Ver notícia

Evento de resultados será realizado nesta quarta-feira, 11 de junho, com apresentação dos impactos do projeto; iniciativa reforça compromisso da Águas de Sorriso com cultura, capacitação e inclusão social

O primeiro ciclo do Núcleo de Cultura Cozinha de Talentos, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Águas de Sorriso e o Instituto Aegea, chega ao fim com a realização da Mostra de Resultados nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, na Rua Nelson Gonçalves, 101, sala 2, no Centro-Sul de Sorriso. O evento reunirá alunos, parceiros e imprensa para celebrar as conquistas e transformações proporcionadas pela iniciativa.

Com o objetivo de oferecer formação técnica e cultural na área de gastronomia, o projeto ofertou 50 vagas distribuídas em duas turmas, com carga horária de 196 horas. O curso foi voltado a moradores de Sorriso com 16 anos ou mais e incluiu conteúdos sobre segurança alimentar, gestão de negócios e valorização da culinária regional. As aulas foram realizadas em um espaço estruturado como cozinha-escola, com equipamentos profissionais que permitiram o aprendizado prático e a troca de experiências entre os participantes.

“Nosso objetivo vai além da cozinha: queremos inspirar autoestima, gerar oportunidades e fortalecer a identidade local. Estamos falando de projetos que gerem conhecimento e renda para esses participantes”, destaca Eder Freitas, coordenador da Águas de Sorriso.

Durante o ciclo, os alunos aprenderam técnicas e desenvolveram receitas típicas da culinária mato-grossense, como arroz carreteiro, chipa e doce de jaracatiá, conectando saberes tradicionais à realidade do mercado de trabalho. A proposta buscou estimular tanto a profissionalização quanto o empreendedorismo, com foco especial no fortalecimento da economia local.

“A Mostra de Resultados é a celebração de um sonho coletivo. Jovens e adultos de Sorriso ganharam conhecimento, confiança e uma nova perspectiva profissional”, afirma Márcio Beltrão, gerente de comunicação e responsabilidade social da Águas de Sorriso.

O encerramento do ciclo contará com exposição dos pratos elaborados pelos alunos, falas institucionais, entrega de certificados, premiações simbólicas e depoimentos emocionantes de quem vivenciou a transformação proporcionada pelo projeto.

A iniciativa é realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Sorriso e do Instituto Aegea. Totalmente gratuita, a formação reforça o compromisso das instituições com o acesso à cultura, à qualificação profissional e à inclusão social em Sorriso.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.