SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A Secretaria Municipal de Educação entregou na última semana os exemplares do livro Respeito às Diferenças para as escolas públicas. O conteúdo da publicação é fruto de todo o trabalho desenvolvido dentro do projeto educacional que busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de propor a reflexão sobre diversidade e o gênero literário cartas.

A instituição recebeu, gratuitamente, 200 exemplares que foram distribuídos entre os alunos autores dos textos e ilustrações, bibliotecas das escolas que aderiram ao projeto e educadores/orientadores. O projeto “Respeito às Diferenças” é realizado pela Flamingo Comunicação, com patrocínio do Instituto Aegea e apoio da concessionária Águas de Diamantino e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ao todo, 12 alunos de escolas públicas municipais de Diamantino tiveram seus textos publicados, sendo que três são de unidades de ensino das comunidades rurais de Deciolândia, Bojuí e Caeté. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brás Maimoni, Kemily Lauany França Santiago escolheu escrever sobre bullying, relatando na carta, um caso de uma colega que sofre o drama de conviver com agressões na escola. A autora impacta o leitor pela linguagem bem elaborada e persuasiva. “É muito importante ter respeito e dar respeito aos outros”, narrou.

De acordo com o responsável pela área de Projetos Sociais da Águas de Diamantino, David Martins Garib, durante o projeto, foi possível reforçar a importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações. “É uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes, além de desenvolver as habilidades de leitura, escrita e ilustração abordando temas importantes na formação das crianças e que promovem a reflexão e o debate em sala de aula”, afirma.

A secretária municipal de educação, Rose Carris, manifestou sua alegria de acompanhar o resultado de uma ação que veio contribuir para os alunos avançarem em conhecimento. “Me sinto muito contente pela autoria de uma aluna nossa publicada no livro, pela nossa equipe de profissionais que abraçam projetos como esse da Aegea, que trouxe um tema tão importante para ser trabalhado nas escolas”, declarou a titular da educação.

Além de Diamantino, a iniciativa percorreu mais nove cidades brasileiras: Canoas (RS), Vila Velha (ES), Matão (SP), Esteio (RS), Pedra Petra (MT), Piracicaba (SP), Serra (ES), Sorriso (MT) e Teresina (PI).

Projeto “Respeito às Diferenças”

O desenvolvimento do projeto Respeito às Diferenças compreendeu quatro etapas cronológicas: Orientação aos professores, que são as oficinas pedagógicas onde os educadores das cidades envolvidas passam por uma imersão na área do conhecimento de Língua Portuguesa e Direitos Humanos, além de receberem o Guia de Orientação Literária elaborado especialmente para balizar todo o projeto; Produções literárias, etapa em que os alunos do fundamental I (de 8 a 10 anos), sob orientação dos professores, produzem as cartas e as ilustrações sobre o tema, além de outras experiências como  entrevistas, leituras paralelas, idas ao correios, atividades científicas e tudo o que os educadores estimularem; Escolha das cartas e ilustrações, fase que seleciona 4 produções para representar a escola junto à banca que definirá as produções finalistas para compor o livro Respeito às Diferenças.

Todas as escolas participantes tiveram pelo menos um trabalho publicado no livro, e receberam, gratuitamente, vários exemplares. Os alunos que tiverem seus textos publicados foram convidados a narrá-los, no formato podcast, publicados no site do projeto: https://respeitoasdiferencas.com.br/

Fotos: Prefeitura Municipal de Diamantino

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.