SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Mulheres em situação de vulnerabilidade tiveram formação profissional gratuita

No dia 24 de maio o Projeto Mãos e Obras, realizado na regional MT1 desde 2022, chegou a Matupá com um formato voltado especialmente ao público feminino e 100% aplicado por mulheres voluntárias do Grupo Aegea. Idealizado pelo Instituto Aegea e promovido pela concessionária Águas de Matupá, a iniciativa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Foram 13 mulheres formadas no ofício de bombeira hidráulica – encanadora profissional – de forma totalmente gratuita e o conteúdo incluiu temas como o uso consciente da água e do esgoto, apresentação das principais ferramentas de medição e leitura, além de palestras sobre Microempreendedor Individual (MEI) e Educação Financeira, com noções básicas de como lidar com o dinheiro, sendo oportuno inclusive para a economia doméstica e Marketing Digital, que ensinou como criar publicidade e propaganda na divulgação de um pequeno negócio.

De acordo com gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da regional MT1, Márcio Beltrão, o Projeto Mãos e Obras já foi realizado neste mesmo formato em Sinop, Peixoto de Azevedo e em Novo Progresso, no Pará. “O maior destaque deste novo formato é ser um curso 100% desenvolvido por mulheres para outras mulheres. Para isso se tornar realidade, contamos com o apoio do Programa de Voluntariado do Grupo Aegea, em que todas as colaboradoras que fizeram este Projeto acontecer, trabalharam de forma totalmente voluntária”, realça Márcio Beltrão.

A ação contou ainda com a parceria do Sebrae, que ofereceu o módulo de Empreendedorismo e MEI e da Sicredi, que ministrou a parte sobre Educação Financeira, bem como o apoio fundamental do CRAS. A Secretária Municipal de Assistência Social de Matupá, Juliana Fatima Carbonera, cedeu o espaço da Sede da Secretaria Municipal para o curso ser realizado e coordenou, com a sua equipe do CRAS, uma busca apurada e a inscrição das mulheres para a formação. “O curso foi de grande importância para a mudança de vida de muitas mulheres, uma vez que elas poderão ir em busca da autonomia financeira e também se tornarem mais empoderadas. Agradeço a parceria com a Águas de Matupá pela oportunidade na oferta desse curso às mulheres inscritas no CadÚnico”, aponta Juliana Carbonera.

Marinalva Alves Tavares foi uma das instrutoras voluntárias na formação e um dia já esteve no lugar dessas mulheres, em busca de um futuro melhor. Há sete meses, apenas três após concluir o curso, foi contratada como Operadora de Estação de Tratamento de Esgoto e trabalha com canos e cavaletes. Formada como bombeira hidráulica pelo Projeto Mãos e Obras em 2023, atualmente é a profissional responsável pela Estação de Tratamento de Esgoto da Águas de Peixoto de Azevedo. “Me sinto abraçada pela Aegea, que me contratou e me capacitou. Agora o meu sonho é ser reconhecida nacionalmente pelos frutos do meu trabalho e mostrar cada vez mais que mulher também pode e é capaz de exercer funções que antes eram consideradas apenas para os homens”, afirma Marinalva Alves.

Preparar as mulheres para realizar reparos em suas próprias casas, na vizinhança e assim impulsionar a economia local, está entre os principais objetivos desta iniciativa. Para a aluna do Projeto Mãos e Obras, Ana Paula de Pádua Soares Hennig, a formação é um portal de oportunidades que se abre. “Essa é uma porta que se abriu para nós, mulheres, porque é muito difícil ter a oportunidade de fazer um curso e entrar no mercado de trabalho. Só tenho a agradecer à Águas de Matupá”, afirma Ana Paula.

O Mãos e Obras está alinhado à Política de Investimento Social e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que norteiam todos os projetos sociais do Grupo Aegea, e contribui com a qualificação das obras intradomiciliares, mitigando assim o risco de vazamento de água que por sua vez pode contribuir com o ciclo de inadimplência da conta do serviço que é cobrado.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.