SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A Aegea MT, responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso realiza nesta quarta-feira (15), às 15 horas, uma live em suas redes sociais sobre o novo marco do saneamento básico no Brasil. O bate-papo terá a participação do vice-presidente da Aegea Regional MS/MT/RO/PA, Gillermo Deluca, do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, do prof. Fernando, Magalhães Doutor e Mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos e do gerente de Meio Ambiente e qualidade daa concessionáriaa, Fernando Garayo, mestre em tecnologias ambientais.

O evento online, organizado pelas concessionárias: Águas de Barra do Garças, Águas de Campo Verde, Águas de Carlinda, Águas de Cláudia, Águas de Confresa, Águas de Diamantino, Águas de Guarantã, Águas de Jangada, Águas de Jauru, Águas de Marcelândia, Águas de Matupá, Águas de Nortelândia, Águas de Pedra Preta, Águas de Peixoto de Azevedo, Águas de Poconé, Águas de Porto Esperidião, Águas de Primavera, Águas de Santa Carmem, Águas de São José, Águas de Sinop, Águas de Sorriso, Águas de União do Sul e Águas de Vera, tem o objetivo de debater sobre os rumos que a nova legislação deverá dar ao saneamento básico.

Aprovado recentemente, o novo marco regulatório visa garantir a universalização do acesso a água e esgoto tratados no Brasil até 2033. Além de discutir sobre os desafios da nova legislação, o bate-papo abordará assuntos como os marcos conquistados pela Aegea nas cidades onde atua, principalmente na Regional MS/MT/RO/PA.

A companhia, Aegea MT, é a maior empresa privada de saneamento do Brasil. Está presente em 57 cidades e atende cerca de 9 milhões de pessoas. A aprovação do marco legal deve ampliar a participação do setor privado na gestão do saneamento básico através de concessões plenas ou Participação Público-privadas (PPPs).

Com o novo marco legal do saneamento, as empresas concessionárias – públicas ou privadas – deverão se comprometer com metas de universalização até o fim de 2033 com a cobertura de 99% da população atendida com água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto. Os contratos de concessão também devem estabelecer compromisso com a redução de perdas de água e melhorias nos processos de tratamento.

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), até 2018 39,4 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso a água tratada e 101 milhões de pessoas não eram beneficiadas pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no Brasil 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas todos os anos devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.

TRANSMISSÃO

O bate-papo será transmitido ao vivo, a partir das 15 horas, por meio do canal do YouTube da Aegea MT e nas redes sociais da Águas Guariroba: Facebook e Instagram.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.