Notícias
Águas de Novo Progresso inicia a implantação de novas redes de distribuição de água em áreas irregulares, com foco na saúde, qualidade de vida e segurança operacional
A Águas de Novo Progresso deu início à implantação de novas redes de distribuição de água tratada nos bairros Nego do Bento 1, 3 e Santarém. O investimento tem como principal objetivo levar água tratada a mais de 1.200 moradores que vivem em regiões vulneráveis, sem infraestrutura básica de saneamento e que estão em processo de regularização.
As frentes de trabalho atuam em ruas nos bairros Nego do Bento 1 e 3, e nas avenidas Brasil, Mozart Maia e Siébra Maia, no bairro Santarém. Com a conclusão prevista para segundo semestre de 2025, aproximadamente 230 novas ligações serão construídas. A iniciativa atende uma das principais demandas da comunidade que vive em área de zoneamentos irregulares sem o abastecimento de água tratada.
“Essa obra é essencial para ampliar a cobertura de água em locais que, por muitos anos, não tiveram acesso ao serviço. Estamos nos antecipando ao crescimento urbano e garantindo mais saúde, dignidade e conforto para centenas de famílias”, afirma Iury Kols, coordenador regional da Águas de Novo Progresso.
As obras estão sendo realizada em etapas, com previsão de universalização do abastecimento de água até 2028. A água tratada disponível para todas as moradias permitirá um aumento relevante na qualidade de vida da população. Estudos apontam que para cada 1 real investido em saneamento são economizados 4 reais em saúde.
Além dos benefícios sociais, a obra gera impactos ambientais positivos, ao eliminar a necessidade de captações alternativas de água, como poços irregulares, que eram comuns na região. A ampliação da rede garante fornecimento seguro e sustentável, promovendo o uso consciente dos recursos hídricos. A Águas de Novo Progresso reforça seu compromisso com o desenvolvimento da cidade, com obras que contribuem para a expansão ordenada do município e levam mais saúde e qualidade de vida à população.