SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A concessionária realizou a duplicação de uma adutora, iniciou a instalação de novos equipamentos e entregou dois novos poços, em um pacote de medidas que já estão beneficiando a comunidade

Com o objetivo de garantir uma maior segurança operacional do sistema de abastecimento e aumentar o acesso da população aos serviços de água tratada, a Águas de Novo Progresso realizou a duplicação de uma adutora, iniciou a instalação de novos equipamentos e entregou dois novos poços, em um pacote de medidas que já estão beneficiando a comunidade.

Uma maior adutora de 300 mm foi construída para a captação da água até a Estação de Tratamento de Água (ETA). Junto a ela, ventosas também foram instaladas. “Essas ventosas são eliminadoras de ar, projetadas para expelir o ar retido que se acumula nos pontos altos de uma tubulação. Essa válvula elimina o ar continuamente a partir de um sistema, liberando pequenas quantidades de ar antes que grandes bolsões possam se formar dentro da tubulação”, explicou o coordenador da Águas de Novo Progresso, Alessandro Silva.

Segundo Alessandro, tal função colabora para evitar os chamados “golpes de aríete”. “O golpe de aríete é um pico de pressão causado por uma alteração súbita na velocidade do caudal na tubagem. Esse fenômeno é denominado assim, porque os picos de pressão são frequentemente acompanhados por um ruído que dá a impressão de haver algo semelhante a um aríete a bater na tubagem”, explicou o coordenador.

Para tanto, os agentes de saneamento atuaram dois dias para a instalação das ventosas, que passaram a contribuir com uma maior segurança no sistema, quando evitam um rompimento na adutora e garantem a não interrupção no abastecimento. “É um benefício que abrange toda a cidade”, pontuou Alessandro Silva.

O coordenador ainda comemorou a entrada de operação, no mês de maio, de dois novos poços tubulares profundos, de 200 metros cada. “O primeiro irá atender os bairros Juscelândia e Cerro Azul. O segundo os bairros Tom da Alegria III e o Bela Vista. Ambos também contribuem para evitar a falta de água nos períodos de estiagem, como o que vamos entrar no inverno, quando há menos índices de chuvas”, finalizou Alessandro Silva.

Todas as medidas necessárias de segurança foram tomadas para execução da obra, desde a utilização de escoras para evitar possíveis desmoronamentos de terras, utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI / EPC) e realizado ainda análises preliminares de risco do local, mantendo assim a segurança de todos.

Serviço – Saiba mais sobre a atuação da Águas de Novo Progresso pelo www.aguasdenovoprogresso.com.br  e Facebook: www.facebook.com/aguasdenovoprogresso. O telefone de contato, com ligação gratuita e serviço via WhatsApp, é o 0800 647 6060. A Águas de Novo Progresso fica localizada na Av. Brasil, 981, Rui Pires de Lima, N. Progresso/ PA e o atendimento presencial é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Compartilhar:

Veja Também

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.