Notícias
Iniciativa leva qualificação profissional e novas perspectivas de carreira para a jovens da região
Com o apoio da gestão municipal, Peixoto de Azevedo acaba de receber uma importante iniciativa voltada para o futuro dos jovens da rede pública de ensino: o Projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Peixoto por meio do Instituto Aegea. A primeira aula (inaugural) aconteceu nesta quinta-feira (15.05), marcando o início de uma jornada de aprendizado e novas perspectivas para dezenas de estudantes do município.
Inédito na cidade, o projeto foi implementado atendendo uma solicitação da Secretaria de Assistência Social, preocupada com a falta de alternativas de qualificação profissional para a juventude local. A Escola Estadual 19 de Julho abraçou a proposta, sendo a principal parceira na mobilização e sensibilização dos alunos para participarem da iniciativa.
Ao todo, 50 estudantes do 3º ano do Ensino Médio foram selecionados. Eles terão acesso a um conteúdo completo, com aulas teórica e pratica nas dependências da Águas de Peixoto. As ações são conduzidas por tutores voluntários, colaboradores da empresa, que compartilham suas experiências e conhecimentos, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
“Acreditamos que investir nos jovens é investir no futuro do município. Esse projeto é uma grande oportunidade de abrir portas e despertar o interesse por novas carreiras, especialmente em um setor tão essencial como o saneamento básico”, ressaltou a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Peixoto de Azevedo, Cida Viveiros.
Além dos 50 estudantes diretamente beneficiados, o projeto também impacta seus familiares e toda a comunidade escolar, promovendo maior integração entre a concessionária e a população. Com conclusão prevista para dezembro, o projeto encerra com uma premiação local e outra nacional, reconhecendo os destaques entre os jovens participantes.
Reconhecimento Nacional
Integrando a 7ª edição do Projeto Pioneiros, a iniciativa em Peixoto de Azevedo faz parte de um movimento nacional que mobiliza 500 jovens em 13 unidades da Aegea, espalhadas por oito estados Brasileiros. O projeto alia teoria, prática e mentoria para incentivar a transformação social e a formação de novos talentos, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde a Aegea atua.