SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Com inscrição gratuita e focada em crianças de 10 a 15 anos estudantes de escolas públicas, a iniciativa desperta curiosidade, engajamento e pertencimento dos participantes.

Entre os dias 05 e 07 de novembro, a cidade de Primavera do Leste (MT) receberá a expedição itinerante Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Durante esses dias, crianças de 10 a 15 anos, alunos de escolas públicas e privadas, poderão participar gratuitamente das sessões realizadas no Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Primavera do Leste. Lá, serão realizadas palestras e oficinas imersivas, e será apresentada uma peça de teatro com histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência.

A ideia é despertar a curiosidade e incentivar meninas em carreiras historicamente com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura, do Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Primavera e Instituto Aegea.  

“Temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Apoiar a expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro é fundamental para promover a equidade de gênero e fortalecer o papel das meninas no mundo científico e tecnológico. Acreditamos que iniciativas como essa têm um impacto duradouro na vida das participantes, inspirando-as a explorar suas capacidades e vislumbrar um futuro em que elas possam ser protagonistas de grandes transformações”, afirma o coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Primavera, David Garib.

Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro já impactou mais de 60 mil estudantes de escolas públicas e neste ano deve alcançar 45 mil crianças e adolescentes.

Em sessões com visitação de cerca de uma hora, o público percorrerá um circuito dinâmico, imersivo e interativo composto por cinco ambientes temáticos: Pequeno Grande Mundo; Bússola de Carreiras; Futuro, Eu; Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro; e Mude o Mundo LAB. A mostra usa o STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) como abordagem pedagógica interdisciplinar, que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Além de participar de palestras, o visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade. A criação e a curadoria são de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

Construída em parceria com a Cia Radiante (Antiga Cia. Realejo), a peça Uma Janela Para O Mundo é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2024 e Estela, em 1924– e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas Enedina Alves, Katherine Johnson e Ada Lovelace.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

“Ter a oportunidade de visitar cidades de todo o Brasil é uma experiência muito importante e consolida o propósito da Força Meninas, que é apoiar o desenvolvimento da educação por meio de práticas inovadoras e de impacto em áreas STEAM. Na primeira fase da expedição deste ano, tivemos a alegria de encontrar professores, líderes escolares e o município muito engajados e abertos a apoiar o desenvolvimento de meninas e meninos nas profissões do futuro. Outro fator que reforça nossa empolgação é observar a motivação das alunas em querer descobrir mais sobre um universo que antes elas sequer imaginavam. A iniciativa impactará esse ano cerca de 100 mil alunos de escolas públicas, e o segredo para esse sucesso é a aplicação da metodologia STEAM, que inclui a arte como ingrediente essencial da experiência. A expedição é uma sementinha essencial para incentivar a criação de novos futuros para meninas e meninos brasileiros. Agradecemos todo o apoio que recebemos para liderar essa missão tão importante de impacto social, conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.

No segundo semestre de 2024, a expedição já passou por Lagoa Nova e Currais Novos, ambas no Rio Grande do Norte, Camaçari na Bahia, Brasília (DF), Cristalina, Caldas Novas e Catalão em Goiás, e em Barra do Garças (MT), seguindo para Primavera do Leste (MT), Contagem (MG) e São Paulo (SP). As apresentações terão também transmissão em Libras, audiodescrição e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

Sinopse do espetáculo Uma Janela Para o Mundo

O espetáculo Uma Janela Para o Mundo conta a história de duas meninas inventivas e curiosas que vivem em anos diferentes. Luna está em 2024 e Estela em 1924. Insatisfeitas com suas realidades, ambas decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, localizado em algum lugar do tempo-espaço.

Nesse mundo mágico, as duas conhecem as histórias de mulheres reais que foram pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia. O encontro das personagens abre janelas para o público pensar em seus próprios mundos e proporciona à audiência a descoberta da história de mulheres que mudaram o mundo convidando a todos a assumirem o rumo de suas vidas.

Sobre a Força Meninas

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras, com foco especialmente no aumento da representatividade em áreas STEM e na Economia Verde. Com esse propósito, vem fomentando a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação, em 2016, já são mais de 60 mil meninas impactadas em 23 estados do Brasil.

Serviço Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro

Cidade: Primavera do Leste (MT)

Local: Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Primavera do Leste

Endereço: Av. Dom Aquino, 1500 – Parque Eldorado, Primavera do Leste – MT

Datas: De 05 a 07 de novembro de 2024

Horários das sessões: às 19h30 no dia 4/11

às 7h30, 9h30, 13h30 e 15h30 nos demais dias.

(Informações da Assessoria Força Meninas) 

(Fotos: Enilson Arneiro)

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.