SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O curta “S.O.S Água” produzido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida de Primavera do Leste, foi um dos vencedores do concurso cultural “Caminho das Águas”, projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Águas de Primavera em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O resultado da votação popular foi divulgado na última sexta-feira (18.06).

A iniciativa promoveu oficinas gratuitas de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop motion, estimulando estudantes sobre a conscientização e o aprendizado da importância da água para o planeta. Foram 38 vídeos produzidos por professores, educadores sociais e seus alunos de 10 estados do país. Cada estado escolheu uma produção vencedora. O projeto premiará a escola com um projetor, a professora com um tablet e a turma de alunos com livros selecionados sobre o meio ambiente.

O curta S.O.S Água” produzido pela professora Leusenir Souza de Paula e os alunos do 4º ano matutino, com a narração da aluna Letícia da Silva Souza, apresentou temas como o cuidado com a água e o meio ambiente. Para a educadora, foi gratificante participar do projeto, pois mesmo em tempo de pandemia, conseguiram uma grande interação entre os alunos da zona rural e urbana, professora, escola e a família, enriquecendo ainda mais todo processo de ensino aprendizagem de forma remota, e utilizando a educação, meio ambiente e tecnologia.

“Mesmo em tempos difíceis acredito que a educação não tem limites. E em nome da EMEF Nossa Senhora Aparecida, quero agradecer a equipe gestora da escola pelo incentivo e apoio, aos alunos do 4º ano A pela dedicação e participação nesse maravilhoso projeto cultural, aos familiares, amigos, aos professores da nossa instituição e demais unidades escolares, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e a todos que direta ou indiretamente contribuíram com o voto em nosso filme de curta metragem”, destaca a professora Leusenir.

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea Saneamento, holding que controla a concessionária Águas de Primavera, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal.

PROJETO NACIONAL

O programa Caminho das Águas retrata, de maneira lúdica, a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta. O curta-metragem de animação em stop motion acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara para pesquisarem o Ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente.

O filme estimula o público estudantil a criar ações de preservação dos recursos naturais. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras. O projeto também disponibilizou gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Todos os vídeos estão disponíveis no site www.ocaminhodasaguas.com e lá também estão conteúdos pedagógicos, sugestões de oficinas e atividades lúdicas.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.