SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Sobre a instauração do inquérito civil público, noticiada na mídia na tarde desta terça-feira (28.07), pelo Ministério Público Federal (MPF), a Águas de Barra do Garças informa que aguarda a notificação oficial sobre a ação para apresentar as informações necessárias diretamente ao órgão.

Com relação aos vídeos postados nas redes sociais, que questionam o lançamento indevido de esgoto no canal do Rio Araguaia, a concessionária informa ainda que já se manifestou em carta protocolada ontem (28.07) para a unidade regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) de Barra do Garças. A concessionária também encaminhou todos os laudos do efluente bruto, tratado, montante e jusante do Rio Araguaia, realizados desde janeiro de 2020.

A Águas de Barra do Garças esclarece que possui um ponto de lançamento de efluentes no canal do Rio Araguaia, outorgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), atendendo as normas técnicas e ambientais vigentes.

A concessionária ressalta que proporciona o tratamento adequado dos efluentes. O resíduo, proveniente do processo de tratamento, é devolvido ao meio ambiente tratado, sem oferecer riscos de contaminação. O ponto de lançamento de efluentes tratados da Águas de Barra do Garças passa semanalmente por análises de qualidade, atendendo a leis federais, estaduais e municipais. As amostras coletadas são enviadas para o laboratório credenciado pelos órgãos fiscalizadores.

A Águas de Barra do Garças destaca ainda que vem atendendo aos padrões técnicos estabelecidos pela Sema e em conformidade com a Resolução 430/2011 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A concessionária reitera que se mantém à disposição das autoridades e população para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atuando em parceria com a população, a Águas de Barra do Garças reafirma o compromisso de promover a preservação ambiental e a qualidade de vida dos moradores.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.