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Diante das reclamações veiculadas nas redes sociais, relacionadas ao abastecimento de água no Município, a Águas de Primavera vem a público esclarecer que:

  1. O abastecimento de água não foi afetado pela estiagem. A captação de água, realizada no Córrego Traíras, o tratamento e a distribuição se mantêm em condições de atendimento integral a população do Município. Ademais, a disponibilidade hídrica dos rios e córregos é monitorada diariamente pela Concessionária que, além do Córrego Traíras, realiza também a captação do Córrego Boa Esperança.
  2. Cabe informar que ao longo deste ano, foram registradas 83 quedas ou oscilações no fornecimento de energia elétrica, totalizando 425 horas de paralisações que comprometeram o funcionamento do sistema de abastecimento de água. A falta de energia elétrica também afetou principalmente o funcionamento dos poços, prejudicando o abastecimento de água nos bairros distantes da região central.
  3. Importante esclarecer que após o restabelecimento do serviço de energia elétrica, o fornecimento de água retorna de forma gradativa, demandando um tempo maior para chegar nas torneiras do consumidor. Isso se deve a necessidade de estabilizar a pressão, encher os reservatórios e retomar a distribuição.
  4. Em função das constantes oscilações na rede pública de energia elétrica, a Águas de Primavera realizou a locação de dois geradores elétricos, em caráter provisório, até o final desse ano. O objetivo é garantir a segurança operacional do sistema e manter as bombas funcionando em sua capacidade total, evitando que as interrupções de energia elétrica afetem o fornecimento de água. Os equipamentos foram instalados na operação do sistema de captação de água bruta e na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que correspondem a 70% do complexo de abastecimento de água em Primavera do Leste. Em virtude disso, os demais 30% da população podem ser afetados diretamente.
  5. A concessionária informa ainda que, em todos os casos de desabastecimentos pontuais coloca à disposição da população caminhões-pipa, que podem ser solicitados por qualquer usuário impactado.

É importante que os usuários que identificarem qualquer irregularidade no abastecimento de água registrem protocolo junto aos canais de atendimento da concessionária para adoção das providências necessárias, observadas as peculiaridades de cada caso. A Águas de Primavera fica à inteira disposição dos usuários na Central de Atendimento, localizada na Rua Londrina, nº 249, Centro, ou nos canais de atendimento: 0800 647 6060 (Call Center e WhatsApp) e Águas App.

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