SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A técnica evita desperdício e mantém o abastecimento do município

Como parte de sua estratégia de manutenção preventiva, a Águas de Sinop dará início, neste sábado (11.11), à limpeza dos reservatórios de água tratada distribuídos pelo município. Em uma abordagem moderna, a concessionária contará com mergulhadores de uma empresa especializada em atividades subaquáticas para executar o serviço de forma eficiente, sem a necessidade de fechar entradas e saídas de água, além de evitar o esvaziamento dos reservatórios. Essa técnica inovadora não só evita desperdício como também impede impactos que poderiam comprometer o abastecimento de água para a população.

A coordenadora de operações da concessionária, Moniky Santiago, explica que o trabalho é semelhante à limpeza de piscinas, com a aspiração do material sedimentado, sendo guiado pelo mergulhador para garantir a eficácia da ação. “A Águas de Sinop adota esse procedimento de limpeza dos grandes reservatórios para que não seja necessário esvaziá-los, correndo o risco de desabastecimento temporário. Com os mergulhadores, garantimos a continuidade do fornecimento de água para a população”, ressalta.

A limpeza abrangerá os sistemas São Francisco, Boa Esperança e Pérola. Moniky destaca que a ação representa o compromisso da empresa com a entrega de um produto de qualidade, não se limitando apenas à água tratada, mas também abrangendo toda a higienização do espaço onde a água é armazenada.

Para garantir a segurança dos mergulhadores e evitar qualquer tipo de contaminação, eles utilizarão vestimentas impermeáveis hermeticamente fechadas sobre macacões térmicos de Neoprene. Máscaras faciais integrais, equipadas com câmeras de vídeo, lanternas e microfones, proporcionam visibilidade e comunicação necessárias. Essa estrutura se comunica com a superfície por meio de um duto que assegura a livre respiração e resistência à pressão da água.

O trabalho será acompanhado por um mergulhador supervisor que, de fora do reservatório, monitorará o serviço em tempo real, garantindo a segurança da operação. Essa comunicação permitirá a solicitação de ferramentas adicionais ou mais mangueiras para ampliar a área de atuação.

Além de Sinop, a limpeza se estenderá pelos municípios de Sorriso, Vera, Marcelândia, Matupá, Guarantã e Novo Progresso, reforçando o compromisso da Águas de Sinop com a qualidade da água em toda a região.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.