SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

De fio dental a pelos, para evitar extravasamentos rede deve receber apenas fluídos

A Águas de Sinop realizou no mês de outubro mais uma limpeza na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) para se preparar para o período de chuvas, que são constantes na próxima estação, o verão. A cada higienização são constatados descartes irregulares na rede, que poderiam ser evitados, prevenindo obstruções e extravasamentos de esgoto.

Quem explica é a coordenadora regional, Moniky Santiago, que pede a colaboração da população para a garantia do correto funcionamento da rede de esgoto. “A manutenção preventiva é feita para a segurança operacional dos equipamentos. Eles são dimensionados para bombear fluídos e não materiais sólidos. Infelizmente ainda existem comportamentos inadequados, como jogar lixo no vaso sanitário ou na pia da cozinha, ocorrendo o mau uso e sobrecarregando o sistema”, explicou a coordenadora.

De pelos, a guardanapos, resto de alimentos a bitucas de cigarro, absorventes ou fio dental, a rede de esgoto não deve ser usada para o descarte de lixo. Outro exemplo dado por Moniky requer atenção: jamais jogue óleo de cozinha nos ralos ou vasos, pois um único litro contamina cerca de 400 mil litros de água. Leve em pontos de descarte autorizados.

A concessionária ainda relembra que os materiais sólidos acumulados causam bloqueio da tubulação, a contaminação química da água e impede que o esgoto chegue à estação de tratamento. Ao todo, 16 trabalhadores foram designados para a limpeza que garantiu o fluxo contínuo do que precisa ser tratado, antes de ser devolvido novamente para natureza.

A Estação Elevatória é parte essencial do sistema de saneamento básico e, com a ação, a Águas de Sinop reforça o compromisso com a população sinopense, mantendo a qualidade de vida com a cidade limpa e com o cuidado do meio ambiente.

Também cabe ressaltar que, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/1998, qualquer lançamento indevido de resíduos sólidos, líquidos ou substâncias oleosas em desacordo com as normas exigidas, que possam resultar em poluição ambiental ou danos à saúde pública, serão denunciados às autoridades e responsabilizados conforme legislações vigentes.

Atendimento

É possível denunciar o mau uso da rede e tirar dúvidas pelo atendimento à população via ligações gratuitas, de fixo ou celular, 24 horas por dia, sete dias na semana, pelo 0800 647 6060. Pelo mesmo número envie mensagens instantâneas via WhatsApp de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 7h às 22h. Para atendimento presencial, a Águas de Sinop fica localizada na Rua Colonizador Ênio Pipino, nº 3.585, Centro.

Para acompanhar outras ações como essa acompanhe pelas redes sociais no Facebook www.facebook.com/aguasdesinopmt e Instagram pelo @aguasdesinop. A Águas de Sinop faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas com os serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 489 municípios, de Norte a Sul do Brasil.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.