Notícias

Ver notícia

A Águas de Sinop iniciou, nesta semana, uma ação em alguns bairros da cidade para verificar possíveis ligações irregulares na rede de esgoto. O trabalho faz parte do Projeto Adesão de Esgoto, que tem como objetivo garantir o bom funcionamento do sistema, evitar danos e reduzir transtornos para a população.

O procedimento é chamado de Fumacê: trata-se da liberação de uma fumaça segura e não tóxica, que não causa riscos à saúde nem ao meio ambiente. Ela é aplicada nos poços de visita (estruturas de acesso às tubulações) e ajuda a identificar se algum imóvel está ligado de forma incorreta à rede de esgoto. Em alguns pontos, também podem ser usadas câmeras de inspeção ou sondagem.

A ação será realizada em etapas, a primeira deve durar aproximadamente 45 dias, passando pelos bairros: Residencial Villa Verde, Residencial Gente Feliz II, Loteamento Residencial Curucaca, Villa Verde II, Jardim Porto Rico, Residencial Iguatemi, Jardim Gramado, Jardim São Paulo, Jardim dos Cravos, Residencial Vivenda dos Ipês, Recanto da Mata, Residencial São Lourenço II, Jardim Costa Rica, Ecoville Residencial, Jardim São Paulo II, Jardim Itália II, Residencial Carandá Bosque, Jardim das Oliveiras, Jardim Málaga, Eunice e Jardim das Oliveiras II.

Segundo Marcileia Meller, Coordenadora Comercial da Águas de Sinop, as ligações irregulares trazem sérios riscos. “Quando há essas conexões, o esgoto não recebe o tratamento adequado. Os resíduos podem contaminar o solo e a água, transmitir doenças e ainda prejudicar o funcionamento do sistema de saneamento”, explicou.

Durante os testes, recomenda-se que os moradores mantenham portas e janelas abertas para ventilação, caso a fumaça entre nas residências. Quando for constatada a ligação irregular, o morador será comunicado e a cobrança da adesão do esgoto será lançada juntamente com a fatura mensal, em 24 vezes. O prazo para correção varia entre 10 e 15 dias, quando a equipe retorna para verificar o cumprimento da adequação.

Acompanhe a Águas de Sinop: Instagram – @aguasdesinop | Serviços – www.aegea.com.br I Canais de atendimento ao público: 0800 647 6060 | WhatsApp: mensagens de texto.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2