SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Com o tema “A sororidade como estratégia de enfretamento à violência contra a mulher!”, a terapeuta e socióloga Adriana Giovana Nara Silva promoveu um momento de reflexão sobre a importância do protagonismo feminino e a união entre as mulheres, baseada na empatia, respeito e companheirismo. O encontro virtual, realizado na última semana, reuniu as colaboradoras da Aegea MT/PA e integra a programação da campanha Agosto Lilás, que marca os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

No encontro, a palestrante contextualizou o surgimento da ideia de sororidade, a partir do espírito solidário entre as mulheres, para que estabeleçam entre si o apoio mútuo, aprendendo a ouvir, respeitar e não julgar umas às outras. “Toda vez que a gente reforça esse sentimento de que mulher não confia em mulher, mulher não é amiga de mulher ou de que a mulher se veste para outra mulher para competir com ela, e não reflete sobre essas informações, a gente perde uma grande batalha do nosso enfrentamento social contra a violência”, enfatizou.

Ela ainda destaca que o primeiro passo no processo da sororidade é o olhar com empatia, que é ser uma mulher que olha para outra e se reconhece nela. “A sororidade é uma ferramenta fundamental para a construção de um mundo mais seguro para as mulheres. Quando evocamos esse comportamento, passamos a nos enxergar como iguais, porque pelo simples fato de sermos mulheres, independente da nossa história de vida, sexualidade e nível de escolaridade, estamos vulneráveis a toda e qualquer ordem de violência”, frisa.

Para a responsável pela área de Recursos Humanos da Aegea MT, Juliana Andrade, esta é mais uma importante campanha para que a mulher se sinta segura e protegida em qualquer situação. “É fundamental trazer esse olhar sobre a sororidade entre as mulheres para que haja mudanças dos padrões da sociedade. A mulher que sofre a violência precisa ser acolhida e muitas vezes não procura ajuda por medo, constrangimento ou por achar que não receberá o apoio. A ajuda mútua, essa noção de cooperação pode mudar a vida das pessoas e o ambiente onde estão inseridas”, destaca.

CAMPANHA AGOSTO LILÁS

O movimento “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O período foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 e que, em 2022, completou 16 anos. Ela foi instituída com objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a polícia pelo número 190, pode ir até a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ou ligar para o 180.

SOBRE A AEGEA MT/PA

A Aegea MT/PA é a empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso e uma no Pará: Águas de Barra do Garças, Águas de Campo Verde, Águas de Carlinda, Águas de Cláudia, Águas de Confresa, Águas de Diamantino, Águas de Guarantã do Norte, Águas de Jauru, Águas de Jangada, Águas de Marcelândia, Águas de Matupá, Águas de Novo Progresso, Águas de Nortelândia, Águas de Paranatinga, Águas de Pedra Preta, Águas de Peixoto de Azevedo, Águas de Poconé, Águas de Porto Esperidião, Águas de Primavera, Águas de Santa Carmem, Águas de São José, Águas de Sinop, Águas de Sorriso, Águas de União do Sul e Águas de Vera.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas concessionárias, acesse www.aegeamt.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.