SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Grande parte dos extravasamentos acontecem pela má utilização, ou seja, pelo lançamento indevido de materiais como papel higiênico, plásticos, restos de construção, fraldas, absorventes, madeiras, restos de comida e óleos de frituras na rede de esgoto, desse modo, a concessionária Águas de Sorriso pede a compreensão e orienta a população para que utilize o serviço de forma correta, evitando assim, possíveis transtornos e até mesmo danos ao meio ambiente.

Dicas importantes precisam ser postas em prática para que o serviço funcione de forma regular. A caixa de gordura é essencial na utilização da rede de esgoto, pois ela irá conter a gordura da cozinha, principalmente a gordura da pia, que não pode ser lançada na rede, ela causa o acumulo da gordura nas paredes internas da rede coletora onde causa o entupimento. Todas as caixas precisam ser construídas ou instaladas de fácil acesso e o mais importante, devem ser limpas periodicamente.

Outra dica importante são os ralos que ficam do lado de fora da casa, os mesmos não podem ser ligados à rede de esgoto. Caso o morador realize essa conexão é possível que o esgoto volte pelos ralos e pias, para dentro da residência, ou seja, todo cuidado é pouco para garantir o uso correto e eficaz da rede. As fossas sépticas devem ser aterradas, encerrando a contaminação com o lençol freático.

“A população precisa ter consciência neste período de chuva, a água da chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial e não para a rede de esgoto. O despejo indevido pode causar sérios problemas, entre eles, entupimento e danos na rede coletora, além é claro do retorno do esgoto para o interior dos imóveis”, frisou o supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro Silva

Em Sorriso a conexão e tarifação do serviço está autorizada pelo Poder Municipal e liberada nos bairros: Benjamin Raiser, Bom Jesus, Centro, Jardim Alvorada, Jardim América, Jardim Itália, Pinheiros I e III, Santa Maria, São Francisco, Topázio.

Nestes bairros, nas ruas onde o serviço está disponível, o morador passou a ter na calçada um “ramal de ligação” à rede de esgoto. É de responsabilidade do morador fazer a conexão das instalações internas da residência a este ramal. As fossas sépticas devem ser aterradas e isoladas para garantir a preservação ambiental.

Nos demais bairros do município o serviço encontra-se indisponível para a população. Assim que liberada para conexão a concessionária realizará visitas domiciliares para explicar o funcionamento da rede e dar dicas sobre a importância do esgotamento sanitário para saúde pública. Moradores que realizam ligação irregular estão sujeitos a multa, danos ambientais e, em determinadas situações, quando ocorre entupimento na rede, os desejos voltam para dentro das residências.

A Águas de Sorriso se mantém à disposição de toda comunidade para sanar quaisquer dúvidas sobre a rede coletora de esgoto no município por meio do Call Center 24h no 0800 647 6060 (para ligações de telefone fixos e celulares), além do telefone, a concessionária disponibiliza ainda o aplicativo Águas APP, disponível gratuitamente para download nos sistemas Android e iOS.

Para mais informações das ações, obras e projetos realizados pela Águas de Sorriso, acesse www.aguasdesorriso.com.br

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.