SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

As adesões podem ser feitas até o dia 26 de junho pelo link do projeto; atividades são 100% gratuitas e patrocinadas pela Aegea por meio da Lei Rouanet

Estão abertas até 26 de junho as inscrições para o curso gratuito de Gastronomia que o projeto Cozinha de Talentos oferece à população da cidade de Sorriso (MT), aos interessados a partir de 16 anos, com patrocínio da Aegea por meio da Lei Rouanet. Para inscrever-se, acesse o link: https://forms.gle/hQ68jH6XfDVGXSJp9

O curso de Gastronomia visa preparar os participantes para ingressarem no mercado formal de trabalho, atuando em restaurantes, bares e hotéis, com a finalidade de impulsionar novos negócios no setor alimentício. A expectativa é desenvolver no aluno a capacidade de utilizar a criatividade na cozinha, criando pratos únicos e inovadores. A culinária proporciona o aprendizado sobre diferentes culturas, com técnicas variadas de manuseio de alimentos, além do contato com habilidades como gestão, segurança alimentar, valor nutricional, entre outros.

Serão 100 vagas, divididas em quatro turmas de 25 alunos, com 196 horas de duração. A lista de seleção está prevista para ser divulgada no dia 27 de junho através das redes sociais do projeto: @cozinhatalentos. As aulas terão início no dia 01 de julho e acontecerão à rua Nelson Gonçalves, s/n – Sala 2, (altura do número 180, esquina da rua das Vieiras), Centro-Sul.

A atividade será totalmente gratuita e os alunos participantes receberão todo o material necessário para o aprendizado.

A comida baiana, os queijos mineiros, a cajuína no Piauí e, no Mato Grosso, o arroz carreteiro, a sopa paraguaia, a chipa, o frango com palmito de bacurí, o doce de jaracatiá, entre outros, são comidas que fazem parte da gastronomia típica das regiões e classificadas como patrimônios imateriais do Brasil. Um país onde a diversidade culinária faz parte de sua identidade cultural, traduzindo a história, as tradições e os saberes de um lugar.

A gastronomia como patrimônio imaterial brasileiro elencou 36 cidades com o título de Criativas pela UNESCO, transformando-as em rotas turísticas gastronômicas imperdíveis. Bens culturais de natureza imaterial dizem respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer e a gastronomia integra essa classificação.

Para o diretor-presidente da Águas de Sorriso, André Bicca, promover o desenvolvimento faz parte da natureza da concessionária. “Na Águas de Sorriso, estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de nossa comunidade. Por isso, estamos orgulhosos de apoiar iniciativas como o projeto Cozinha de Talentos, que não apenas oferece oportunidades de capacitação, mas fortalece os laços sociais e valoriza nossa cultura gastronômica. Acreditamos no poder transformador da educação e da gastronomia para construir um futuro melhor para todos. Junte-se a nós nessa jornada de crescimento e inclusão”.

O projeto Cozinha de Talentos conta com o patrocínio da Águas de Sorriso, através do Instituto Aegea por meio da Lei Rouanet. A iniciativa é uma realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – Plano Anual 2024 (ISPAC) e Ministério da Cultura

Sobre a Aegea

A Águas de Sorriso faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Hoje, são mais de 31 milhões de pessoas atendidas com os serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 505 municípios, de Norte a Sul do país.

Serviço

Cursos gratuito de Gastronomia, Cozinha de Talentos – Sorriso (MT)

Inscrições: até 26 de junho de 2024.

Link de inscrição: https://forms.gle/hQ68jH6XfDVGXSJp9

Previsão de divulgação do resultado: 27 de junho pelas redes sociais do projeto: @cozinhatalentos

Início das aulas: 01 de julho

Local: Rua Nelson Gonçalves, S/Nº – Sala 2, (altura do número 180, esquina com a rua das Vieiras), Centro-Sul, Sorriso (MT)

Faixa etária: A partir de 16 anos

Patrocínio: Águas de Sorriso, através do Instituto Aegea por meio da Lei Rouanet

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura – Plano Anual 2024 (ISPAC) e Ministério da Cultura

Compartilhar:

Veja Também

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.