SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22.03), a proteção do meio ambiente foi destaque na programação da Águas de Barra do Garças. A concessionária realizou o plantio de 100 mudas de árvores nativas, na sub bacia do Córrego Peixinho, um contribuinte importante da bacia do Córrego Fundo, que tem sua foz no Rio Garças, principal fonte de abastecimento de água da cidade.

A atividade foi realizada em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) – regional de Barra do Garças, Parque Estadual da Serra Azul, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, além de voluntários. Conforme a supervisora da Águas de Barra do Garças, Arianne Ayres, o objetivo do plantio, além da conscientização, é ajudar a revitalizar as Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego, contribuindo com o balanço hídrico no município.

“Temos um trabalho pautado pela responsabilidade com a população e o meio ambiente. Nossa intenção é somar esforços, constituindo grupos mobilizados para a recuperação do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, para o desenvolvimento de uma cidade sustentável e comprometida com os avanços de preservação ambiental. A arborização é uma ferramenta essencial na melhoria da qualidade do ar, e promoção da harmonização do ambiente urbano, e ainda impedem a erosão das margens”, pontua a supervisora da Águas de Barra do Garças.

Para o presidente do CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Carvalho Queiroz, a iniciativa foi fundamental para o fortalecimento dos laços ambiental e social das instituições participantes e a sociedade. “Essa é uma forma de criar perspectivas para projetos duradouros e de maior envergadura, como a recuperação e proteção de nascentes das sub bacias contribuintes do Rio Garças. Agradecemos a parceria e estendemos nosso apoio, convocando voluntários e outras instituições. Tudo isso fortalece os laços tão importantes que devem ter entre instituições e as pessoas, promovendo uma sociedade em defesa do meio ambiente, da água e da vida. Ficamos muito felizes em participar desta atividade, é assim que todos devemos atuar, realizando mais projetos e erguendo ações ambientais de preservação e conservação”, destaca.

A secretária municipal de Turismo, Jessika Satiko Hirata, ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Foi uma ação pequena, mas de grande valor em alusão ao Dia Mundial da Água. Agradeço pelo convite da Águas de Barra para participar desta ação que contribuirá para preservação da mata ciliar do córrego. Além disso, fico feliz e esperançosa de que a divulgação desta atividade desperte nas pessoas a importância da conservação de nossos mananciais. E que projetos como este não sejam apenas pontuais, pois o trabalho de preservação é contínuo. A partir desta iniciativa esperamos conseguir realizar mais ações, envolvendo mais pessoas para garantir esta continuidade na luta pela preservação de nosso meio ambiente”, afirma.

A gerente regional do Parque Estadual da Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, participou do plantio de mudas e reforça a importância de toda e qualquer ação de preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP) das nascentes e margens. “É fundamental esse cuidado para que todos tenhamos água e, isso não é um papel que cabe aos proprietários rurais unicamente. O cidadão da zona rural tem as suas obrigações muito bem estabelecidas e claras na legislação e, o cidadão da zona urbana que vive na cidade também. Todos temos que preservar, as áreas urbanas são as que mais ganham com a conservação ambiental e, é por isso que precisam estar preocupados em manter a conservação e fazer a sua parte, estimular, incentivar e apoiar iniciativas que revertem em sua qualidade de vida”.

Em função da pandemia, a ação simbólica foi restrita aos colaboradores da concessionária, voluntários e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia e instituições públicas para evitar aglomerações. Durante a atividade, todos seguiram todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação da Covid-19.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Acompanhando as melhorias em infraestrutura, a Águas de Barra do Garças tem desenvolvido um trabalho educativo de conscientização ambiental junto à comunidade para ensinar como valorizar, utilizar corretamente e cuidar dos sistemas de água e esgoto que pertencem ao município e colaboram para a saúde de todos. Além disso, atua em projetos e eventos que promovem a conscientização das pessoas com relação ao bom uso dos recursos naturais, mantendo a responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdebarradogarcas.com.br. A empresa fica à disposição da população pelo atendimento 24h no número 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/

Fotos: Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças (Sectur)

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.