SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Uma tarde de conhecimento para os alunos do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), de Primavera do Leste. Recentemente, a equipe de operação da Águas de Primavera recebeu os docentes do 5º semestre do curso de Licenciatura em Química para uma visita a Estação de Tratamento de Água (ETA), sistemaTraíras, localizada na Av. Cuiabá, no bairro Primavera II.

Durante a visita técnica, os estudantes conheceram as instalações da ETA e o passo a passo do processo de tratamento de água, desde a captação até que se tornem potável para consumo e possa ser distribuída para os bairros da cidade. Ainda durante a visita, tiraram dúvidas quanto ao sistema de esgotamento sanitário do município e conheceram o laboratório de Monitoramento de Qualidade da Água, onde são realizadas as análises que testam os padrões de potabilidade da água, exigidos pelo Ministério da saúde.

Para a coordenadora e professora da disciplina Águas e Efluentes, Renata Sobral, o momento possibilitou que os alunos vivessem na prática, todo o aprendizado adquirido em sala de aula, sobre as etapas de tratamento de água e esgoto. “Para os alunos, essa visita foi uma grande oportunidade! Aprenderam na prática, processos que só teriam oportunidade de conhecer na teoria e desta forma, o aprendizado se tornou muito mais efetivo, podendo visualizar e contextualizar pessoalmente. O encontro serviu também para sanar dúvidas que só afloraram no local, relatou.

A visita foi conduzida pelo supervisor de qualidade da Águas de Primavera, Renan Rodrigues, que destacou aos estudantes os processos realizados de captação, tratamento e distribuição da água no município. “Foi possível esclarecer e ressaltar como nosso trabalho é realizado em Primavera do Leste, pois garantimos diariamente que a comunidade tenha água com qualidade e regularidade em suas casas, comércios e instituições, todos os padrões de potabilidade exigidos por lei, bem como os processos químicos de tratamento e o controle de qualidade da água fornecida no município atendem as exigências do Ministério da Saúde. Foi possível ainda agregar e contribuir ao conteúdo que os estudantes já aprendem em sala de aula”, pontuou

Para Renata Sobral, ter a visita conduzida por Renan foi de grande valia, visto que o mesmo, além de colaborador da Águas é aluno da instituição. “Ele, (Renan), é formando do nosso curso de Licenciatura em Química e fez as explicações com muita destreza e conhecimento técnico, além de ser uma pessoa excepcional. Os alunos ficaram muito entusiasmados ao saberem que um colega de curso, os recebeu à frente da Supervisão de Qualidade de uma grande empresa como a Aegea Saneamento complementou.

A coordenadora destacou ainda que os alunos saíram da visita com uma bagagem grande de conhecimento prático, coisas que a teoria não seria capaz de contemplar. “Nossos alunos puderam também socializar e conhecer pessoas que mostraram que conhecimento, empenho e profissionalismo é sempre um ganho para a vida. Além da confiança de que o curso de Licenciatura em Química do IFMT pode proporcionar horizontes antes nunca imaginados.”, finalizou

Todas as medidas de segurança e higiene foram tomadas para garantir que a iniciativa fosse realizada de forma consciente e responsável. A visita faz parte do Programa Social “Portas Abertas” da concessionária, para que instituições de ensino e outros grupos possam visitar as unidades de trabalho da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Primavera.

Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e o trabalho desenvolvido pela Águas de Primavera do Leste, acesse www.aegeamt.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.