SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Um curso profissional preparado e pensado especialmente para as mulheres que desejam se qualificar como bombeira hidráulica, encanadora e empreendedora

            O Projeto Mãos e Obras, realizado na regional MT1 desde 2022, chega a Sorriso pela primeira vez e com um formato desenvolvido especialmente para as mulheres da região. Idealizado pelo Instituto Aegea e promovido pela concessionária Águas de Sorriso, visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas unidades Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Domingos e Praça do Céu. O novo projeto de geração de renda vai formar as moradoras dessas comunidades no ofício de  bombeira hidráulica –  encanadora profisisonal, o que inclui o desenvolvimento de temas como uso consciente da água e do esgoto e apresentação das principais ferramentas de medição e leitura.

Serão 20 vagas com inscrições gratuitas e deverão ser feitas no período de 15 de abril a 15 de maio, na sede do CRAS São Domingos levando os documentos pessoais. A capacitação terá uma duração total de 40 horas divididas em encontros diários de quatro horas com  aulas teóricas e práticas, estas últimas para o aprendizado específico de bombeira hidráulica residencial. Além disso, haverá aulas de Microempreendedor Individual (MEI), Educação Financeira, com noções básicas de como lidar com o dinheiro, sendo oportuno inclusive para a economia doméstica e Marketing Digital, que ensinará como criar publicidade e propaganda para divulgar um pequeno negócio.

“O Projeto Mãos e Obras é uma demonstração de talento, coragem e liderança, com impacto positivo na comunidade onde é realizado, já que as mulheres capacitadas não apenas passam a oferecer serviços especializados, mas também se envolvem em iniciativas de conscientização e educação sobre questões relacionadas à água e ao saneamento básico, inspirando outras mulheres a seguirem seus passos”, aponta Polyana Cristiny Farias da Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso.

Na regional MT-1, o projeto está sendo elaborado por mulheres colaboradoras da concessionária, grupo formado por voluntários em cargos de liderança, com o propósito de formar outras mulheres. Durante as aulas práticas, será montado um protótipo de instalação hidráulica residencial, quando será possível conhecer todo o processo feito na ligação de água em uma residência, como é instalado e como funciona o hidrômetro e demais instrumentos.  Ao final da capacitação, quem concluir o curso ganhará um kit contendo ferramentas e algumas peças essenciais para a realização de pequenos reparos residenciais. 

A Coordenadora de Responsabilidade Social, Cida Viveiros, reforça a importancia da capacitação como forma de inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho. “Participar da ação é uma possibilidade a mais de que essas mulheres estejam prontas para o mercado e participem de processos seletivos e ecupem cargos na área de bombeira hidráulica. As 12 concessionárias que integram a nossa regional MT1 (Sinop, Sorriso, Vera, Cláudia, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Carlinda, Matupá, Peixoto, Guarnatã e Novo Progresso no Pará) são exemplos de empresas que procuram profissionais capacitados nesse ofício”,  complementa.

O objetivo é preparar as mulheres para realizar obras de reparos em suas próprias casas, na vizinhança e assim impulsionar a economia local com novas profissionais. O Mãos e Obras está alinhado à Política de Investimento Social e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que norteiam todos os projetos sociais do Grupo AEGEA,  e contribui com a qualificação das obras intradomiciliares, mitigando assim o risco de vazamento de água que por sua vez pode contribuir com o ciclo da inadimplência da conta do serviço que é cobrado.

SERVIÇO

Inscrições abertas do Projeto Mãos e Obras em Sorriso

Público-alvo – mulheres atendidas no CRAS São Domingos e Praça do Céu

Vagas – 20 (vinte)

Período de inscrição – de 15 de abril a 15 de maio

Local da inscrição – Cras São Domingos (Rua Santa Luzia, 230, Bairro São Domingos)

Deve levar para se inscrever – os documento pessoais 

Valor – gratuito

Data da capacitação – a definir

Contato para dúvidas – (66) 99944-1982 – Polyana Rosa, Analista de Responsabilidade Social da Águas de Sorriso

Compartilhar:

Veja Também

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old