Notícias
Os trabalhos estão concentrados no Setor Comercial, especificamente na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
A Águas de Sinop deu início nesta semana a uma nova etapa de ampliação da rede de esgotamento sanitário no município. Os trabalhos estão concentrados no Setor Comercial, especificamente na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras.
A intervenção deve durar cerca de 45 dias e prevê a implantação de 600 novas ligações domiciliares, o que representa atendimento direto a aproximadamente 1.800 pessoas. Todo o esgoto coletado será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, em fase de implantação no município.
De acordo com o Diretor Executivo, Lucas Alves, a obra é parte do pacote de investimentos da empresa em Sinop. “Com essa ampliação, garantimos mais saúde e qualidade de vida à população, além de contribuir para a preservação ambiental ao destinar o esgoto de forma adequada. Estamos avançando com a rede e, até o fim do ano, serão 91 km de novas tubulações. Isso permitirá que mais de 11 mil imóveis passem a contar com coleta e tratamento de esgoto, beneficiando cerca de 44 mil pessoas”, afirma.
As obras seguem o método convencional, com escavações na longitudinal das vias, de acordo com normas técnicas da ABNT e referenciais do DNIT e SINFRA. O serviço inclui o assentamento hidráulico das tubulações e a reconstituição do pavimento com material de qualidade igual ou superior ao existente. Durante a execução, o tráfego é parcialmente interditado (meia pista) para garantir o fluxo de veículos no local.
Equipes treinadas atuam na execução dos trabalhos, com foco na segurança e na eficiência operacional. Entre as medidas adotadas estão o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), sinalização vertical com placas e cones, além de escoramentos metálicos nas escavações.
A área de responsabilidade social da concessionária também intensificou as visitas domiciliares no bairro para orientar os moradores sobre o andamento das obras e esclarecer dúvidas. Um canal de atendimento direto foi disponibilizado para facilitar a comunicação com a população local.