Notícias
O comportamento de cada cidadão faz a diferença na qualidade de vida da cidade e no impacto ambiental gerado pelas redes de esgoto.
Com as chuvas fortes diárias em Primavera do Leste, a população precisa tomar atitudes responsáveis e redobrar a atenção para preservar o sistema de esgoto e garantir o bem-estar coletivo. O comportamento de cada cidadão faz a diferença na qualidade de vida da cidade e no impacto ambiental gerado pelas redes de esgoto. Ao adotar práticas corretas, todos ajudam a manter a cidade limpa e segura.
A rede de esgoto de Primavera do Leste foi projetada para receber exclusivamente os líquidos provenientes de pias, vasos sanitários e ralos das residências e comércios. No entanto, muitas vezes, o descarte inadequado de resíduos sólidos provoca obstruções na tubulação e, em casos mais graves, o extravasamento de esgoto nas ruas.
Quando papéis, plásticos, panos, cotonetes, absorventes, medicamentos, restos de comida e até óleo de cozinha são jogados na rede de esgoto, as tubulações ficam comprometidas, causando transtornos à população e danos ao meio ambiente. O óleo, em particular, é um dos maiores vilões do sistema, pois quando descartado de forma irregular, ele se acumula nas tubulações e dificulta o escoamento do esgoto. Além disso, os resíduos sólidos podem provocar entupimentos e odores desagradáveis.
“Estamos comprometidos em fornecer o melhor serviço possível, mas a mudança começa nas pequenas atitudes do dia a dia. Quando cada cidadão toma a responsabilidade de fazer o descarte adequado de esgoto, o resultado é um ambiente mais saudável, sem transtornos e com mais qualidade de vida para todos”, comenta o diretor-presidente da Águas de Primavera, Arildo Viana.
É essencial que cada cidadão faça sua parte: os resíduos devem ser descartados de forma correta, em recipientes próprios, e o óleo de cozinha deve ser descartado em pontos de coleta específicos, para que a cidade continue se desenvolvendo de maneira limpa e saudável.
Em 2025, mais de 1.350 ordens de serviço foram realizadas pela Águas de Primavera para desobstruir a rede de esgoto, com uma média de mais de três serviços diários. Essa realidade é reflexo da reincidência de comportamentos inadequados, especialmente durante os meses chuvosos, quando o volume de água e resíduos sólidos nas tubulações aumenta consideravelmente.
Segundo o diretor-executivo da Águas de Primavera, Robson Cunha, é essencial que a população entenda a importância de cuidar do sistema de esgoto para a cidade como um todo. “A reincidência de descuidos com o descarte inadequado e com as ligações de água pluvial à rede de esgoto demonstram que precisamos continuar reforçando a conscientização. O impacto dessas atitudes é muito maior do que imaginamos, afetando não só a infraestrutura da cidade, mas também a saúde e o bem-estar da comunidade”.
Água de chuva: a importância de separar os sistemas
Outro fator que precisa da atenção de todos é a ligação inadequada da água pluvial (ou água da chuva) na rede de esgoto. A água que cai dos telhados e passa pelas calhas deve ser direcionada aos bueiros da rede pluvial, que foi projetada para suportar esse tipo de drenagem. Quando moradores conectam essas águas diretamente ao sistema de esgoto, o volume de água aumenta de forma exponencial, o que acaba sobrecarregando as tubulações. O resultado disso é o extravasamento de esgoto, causando alagamentos nas ruas.
Durante os meses de chuvas intensas, a combinação de resíduos sólidos e água pluvial na rede de esgoto gera obstruções frequentes, que resultam em extravasamentos e vazamentos nas vias públicas mais constantes. Essas situações trazem impactos negativos à saúde da população e ao meio ambiente, tornando a conscientização sobre a separação correta dos sistemas de esgoto e drenagem pluvial ainda mais urgente.
“Quando cada um faz sua parte corretamente, conseguimos garantir a qualidade de vida de toda a população e ainda preservar o meio ambiente. Estamos aqui para ajudar e orientar, mas a conscientização e o cuidado de cada cidadão são fundamentais para evitar extravasamentos e manter a cidade limpa e segura para todos”, afirma ogerente de serviços da Águas de Primavera, Renato Amaral.
Ao cuidar de nossa cidade e do meio ambiente, todos contribuem para o desenvolvimento de Primavera do Leste de forma sustentável, promovendo uma cidade limpa, organizada e próspera para as futuras gerações.





