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A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvida pelas concessionárias

Para reduzir as perdas de água tratada no sistema de abastecimento e garantir a segurança da distribuição, a Aegea MT, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, investe constantemente em ações preventivas na cidade, como o minucioso trabalho de fiscalização por meio da tecnologia de geofonamento, que permite detectar e filtrar ruídos no subsolo, apontando prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água.

A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvida pelas concessionárias administradas pela Aegea MT e realizada periodicamente nos municípios atendidos. A identificação desses vazamentos por meio do geofonamento é feita a partir de sensores de solo sensíveis ao som da água e que são acoplados ao equipamento.

O gerente de serviços da Aegea MT, Renato Amaral, reforça que o geofonamento é uma técnica utilizada para melhorar ainda mais a qualidade do serviço de abastecimento. Segundo ele, os vazamentos na rede e as ligações clandestinas de água são responsáveis por uma grande parte da perda de água tratada. Com a utilização do geofone, além de combater o desperdício, a iniciativa garante a preservação dos recursos hídricos e maior oferta de água para os moradores.

“Em uma ação pontual de responsabilidade social, recentemente atuamos em parceria com duas escolas nas cidades de Primavera do Leste e Poconé que estavam com perdas de água e dificuldades para encontrar o problema. Nossos colaboradores Adriano Pereira, Fernando Almeida e Luiz Carlos, lideraram os serviços e identificaram os pontos de vazamentos nestes locais, combatendo o desperdício na rede”, comenta Amaral.

O diretor da Escola Estadual “Profª Eucaris Nunes da Cunha e Moraes”, Douglas Vinícius, reconhece o apoio prestado pela Águas de Poconé. “Depois que o local do vazamento foi identificado, o reparo foi feito, zeramos o relógio para encher a caixa d’água e vimos que não havia mais vazamento, o trabalho ficou perfeito. Agradeço demais o apoio de toda a equipe que participou”.

Já em Primavera do Leste, na Escola Militar, a perda de água registrava entre 30 e 40 metros cúbicos por dia, a caixa d’água não ficava cheia e estava ocasionando a perda de pressão nas torneiras. O coordenador pedagógico da escola, Vilson Ruver, agradece a contribuição. “Agradeço muito pela contribuição da Águas de Primavera na solução do nosso problema, o trabalho foi muito bem-feito por toda a equipe, que chegou aqui com o maquinário adequado e agora já está tudo resolvido. Aquele vazamento era algo que nos deixava bastante apreensivos”, frisa.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A população também pode contribuir com a redução das perdas de água. Ao perceber qualquer vazamento ou identificar algum problema na rede de distribuição de água, entre em contato com as concessionárias por meio dos seguintes canais: atendimento no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados), além do aplicativo Águas App.

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