SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Os representantes da Águas de Barra do Garças, diretor-presidente André Bicca, diretor-executivo Robson Cunha e a supervisora da unidade Arianne Ayres, participaram na última sexta-feira (25.06), de uma reunião virtual com a equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia. O encontro teve como pauta a apresentação da estrutura do comitê e as principais atividades desenvolvidas. O objetivo é estimular e melhorar a participação da organização civil e usuários no debate dos recursos hídricos regionais, das ações efetivas e das boas práticas políticas públicas.

Durante a reunião, o comitê mostrou os projetos em andamento como a análise de águas biológicas superficiais dos municípios da bacia, e a revitalização da bacia do Córrego Fundo, como plano piloto para a bacia do Rio Garças, principal fonte de abastecimento de água de Barra do Garças. O presidente do CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Carvalho Queiroz, reforçou a importância da participação da concessionária como membro do comitê. Ele destaca que é fundamental ampliar e fortalecer dos laços ambiental e social das instituições participantes e a sociedade.

“Entendemos que o fortalecimento de uma política de gestão de recursos hídricos se faz com a participação dos setores que diretamente utilizam os recursos, ampliando conhecimento, pesquisa e aplicando e cobrando as leis existentes, bem como ações que garantam a revitalização das bacias hidrográficas para a recarga hídrica e a conservação dos mananciais e suas nascentes. Temos que ampliar a responsabilidade na captação de águas, mas também garantir o retorno destas para os corpos d’água, promovendo uma qualidade ambiental satisfatória. Isso fortalece a gestão e a manutenção de um recurso tão importante para a vida”, afirma o presidente do CBH Alto Araguaia.

O diretor-presidente da Águas de Barra do Garças, André Bicca, reiterou o compromisso socioambiental da concessionária em promover o desenvolvimento sustentável no município. “Reforçamos a nossa preocupação com o meio ambiente e, principalmente, em constituir um grupo mobilizado para a recuperação do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos. Nosso objetivo é somar esforços em prol da preservação ambiental, integrando também a comunidade nesse processo como uma forma de fomentar a educação ambiental e, consequentemente, contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, explica.

No município, a Águas de Barra do Garças tem desenvolvido um trabalho educativo de conscientização ambiental junto à comunidade para ensinar como valorizar, utilizar corretamente e cuidar dos sistemas de água e esgoto que pertencem ao município e colaboram para a saúde de todos. Além disso, atua em projetos e eventos que promovem a conscientização das pessoas com relação ao bom uso dos recursos naturais, mantendo a responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade.

Conheça o CBH Alto Araguaia

Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.

O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

Qualidade da água em Barra do Garças

Levar água tratada de qualidade para a casa dos usuários é uma premissa fundamental para a Águas de Barra do Garças. Para manter este compromisso de cuidar da vida das pessoas e do meio ambiente, o abastecimento da cidade segue rigorosos processos de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação no Rio Garças até a rede de distribuição nos bairros.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdebarradogarcas.com.br. A empresa fica à disposição da população pelo atendimento 24h no número 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.