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Para reduzir as perdas de água tratada no sistema de abastecimento e garantir a segurança da distribuição, a Águas de Barra do Garças investe constantemente em ações preventivas na cidade, como o minucioso trabalho de fiscalização por meio da tecnologia de geofonamento, que permite detectar e filtrar ruídos no subsolo, apontando prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água.

A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvida pela concessionária e realizada periodicamente no município. Com o geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos, técnicos da Águas de Barra do Garças percorreram neste mês de fevereiro diversos pontos da cidade, monitorando as redes de abastecimento em busca de vazamentos que não aparecem no asfalto.

O supervisor de geofonamento da concessionária, Adriano Silva, explica que o equipamento é muito sensível ao som, por isso, para garantir a eficiência do serviço, a ação é realizada durante a noite, quando há menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito. Ao constatar vazamentos, equipes de manutenção entram em ação para fazer os reparos na rede de distribuição, para conter as perdas de água tratada e evitar novos rompimentos nas tubulações.

“O geofonamento é uma técnica utilizada para melhorar ainda mais a qualidade do serviço de abastecimento. Com essa tecnologia, identificamos os pontos com vazamentos e procuramos atender de forma mais eficiente possível e atuar em tempo hábil, garantindo a preservação dos recursos hídricos e maior oferta de água para os moradores”, pontua o supervisor.

Entre as ações implantadas pela concessionária para a redução de perdas, estão o trabalho de vistoria para identificar a prática de ligações clandestinas de água, que prejudicam o abastecimento no município, setorizações dos sistemas, monitoramento de volumes de água produzidos e níveis de reservatórios, medições de pressões, modernização do parque de hidrômetros e vistorias em galerias de águas pluviais e poços de visita de esgoto.

Para agilizar ainda mais o combate às perdas, a Águas de Barra do Garças orienta a população a entrar em contato com o serviço de atendimento assim que um vazamento for identificado. A concessionária reforça que a participação dos moradores tem sido importante na localização dos vazamentos em vias públicas.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Barra do Garças por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da www.aguasdebarradogarcas.com.br.

A concessionária disponibilizou ainda um totem de autoatendimento na porta da loja, na Rua Amaro Leite, no Centro. No equipamento é possível emitir a segunda via de fatura gratuitamente e fazer pagamento com cartão de crédito e débito.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Barra do Garças no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/

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