SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Com relação ao vídeo, divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (09.12), que questiona a presença de um suposto resíduo no Rio Bento Gomes, a Águas de Poconé vem a público esclarecer que:

  1. Enviará uma equipe de técnicos ao local para fazer a coleta de amostras de água em diversos pontos do rio, que serão encaminhadas para o laboratório credenciado pelos órgãos fiscalizadores e submetidas a testes físico-químicos e microbiológicos.
  2. As atividades do sistema de captação de água no Rio Bento Gomes estão suspensas desde o mês de setembro de 2021. O abastecimento no município está sendo realizado de forma temporária em novas fontes de captação de água, como a cava garimpeira. Uma iniciativa realizada em parceria com a cooperativa de garimpeiros e mineradores (Cooper Poconé), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público.
  3. Na cava, a concessionária implantou uma balsa com dois conjuntos para bombeamento de água bruta, que funciona como contingência (alternativa) para a captação existente no Rio Bento Gomes, garantindo a segurança operacional na produção de água e no abastecimento.
  4. A Águas de Poconé reforça que a água captada da cava garimpeira é enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é submetida aos procedimentos de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtragem e Desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. Todos os resultados atendem os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde.
  5. A água distribuída em Poconé é monitorada periodicamente nos laboratórios credenciados, onde são realizadas análises de metais pesados, agrotóxicos, contaminantes e parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Em amostras analisadas na cidade, não foram encontrados parâmetros irregulares com a legislação ou substâncias que coloquem a saúde dos habitantes em risco.

A concessionária reitera que se mantém à disposição das autoridades e população para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Atuando em parceria com a população, a Águas de Poconé fica à disposição na Central de Atendimento, na Avenida Dom Aquino, nº 425, no Centro ou pelo número 0800 647 6060. A concessionária disponibiliza também o atendimento via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963 e o aplicativo APP Águas, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.v

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.