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Nesta quarta-feira (23.06), a Águas de Poconé participou de uma audiência pública na Câmara Municipal. O encontro teve o objetivo de debater as medidas de planejamento, preparação e execução de ações de prevenção à estiagem no município. O diretor-presidente da concessionária, André Bicca, respondeu aos questionamentos dos vereadores e apresentou ao Legislativo e à comunidade informações sobre as ações desenvolvidas pela empresa para solucionar problemas no abastecimento e expandir investimentos. As cláusulas previstas no contrato de concessão e as tarifas cobradas também foram esclarecidas.
A audiência foi requerida pelo vereador Sérgio Assunção (MDB), conhecido como Serjão, e contou com a presença do promotor de justiça, Mário Anthero Silveira, procurador jurídico e fiscal do município, Lucas Gouvêa, servidores, vereadores, imprensa, colaboradores da concessionária e a população. Em virtude da pandemia, o acesso ao público foi reduzido e todos seguiram todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação da Covid-19.
Segundo Serjão, o que motivou a audiência foi o grave impacto da estiagem no abastecimento de água no município que ocorreu em 2020. “Estou temoroso com a iminente falta de água em nossa cidade, uma vez que as chuvas deste ano estão fracas em comparação ao mesmo período do ano passado. Visivelmente o Rio Bento Gomes, principal fonte de abastecimento do município, está secando rápido. A preocupação é de chegar ao final do mês de agosto e não ter mais água. Por isso, gostaríamos de ouvir da concessionária juntamente com o Poder Concedente as medidas e o planejamento que estão tomando para resolver e ameninar esse problema”.
Conforme o diretor-presidente da Águas de Poconé, André Bicca, o trabalho tem sido contínuo para garantir a regularidade do fornecimento de água. Desde o ano passado, a concessionária vem desenvolvendo um cronograma de melhorias para reforçar o sistema de captação do Rio Bento Gomes, que teve o nível de água reduzido de maneira crítica durante o período de estiagem no ano passado. A empresa colocou em prática uma série de medidas estratégicas que foram executadas de forma preventiva e planejada, para ampliar o atendimento de abastecimento de água.
Entre as ações, a concessionária realizou a instalação de novas bombas nos poços e estações elevatórias, pontos de descarga, estudos geofísicos para a perfuração de novos poços, levantamento de áreas para novas captações de água, ações de contingência para aumentar a vazão da captação Bento Gomes, extensões de rede, aquisição de equipamentos para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) com novos módulos, além de disponibilizar caminhões-pipa.
“Esta é uma oportunidade que temos para tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela concessionária e as obras de melhorias operacionais que realizamos para minimizar os impactos da estiagem. Reforçamos o nosso compromisso de forma transparente na resolução dos problemas apontados. Estamos realizando o monitoramento constante do sistema de abastecimento e isso garante que façamos as intervenções necessárias para garantir que a população receba água tratada”, pontua o diretor.
Para o procurador Lucas Gouvêa, o objetivo é não faltar água para a população. “A cobrança por parte do Executivo é constante, tudo que é relacionado ao abastecimento vem desde o início desta gestão. Reforço que Município cobra para que não falte água para os moradores, por isso, faremos o que for necessário para solucionar esse problema e garantir o serviço de água”. O promotor de justiça, Mário Anthero, também se pronunciou e destacou a importância da iniciativa na busca de soluções para os moradores. “O nível do debate foi muito produtivo, com perguntas técnicas pertinentes. Com as respostas dadas pela concessionária, temos que juntamente com o Poder Concedente, Defensoria, Ministério Público e Águas de Poconé decidir e atender a população. Ficar sem água é impossível, ainda mais em um momento de pandemia”, frisa o promotor.
ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
A Águas de Poconé fica à disposição na Central de Atendimento ao público na Avenida Dom Aquino, nº 425, no Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30. Apesar de todos os cuidados tomados, a concessionária segue incentivando os usuários a utilizarem os canais digitais para solicitação de serviços e pagamento das faturas, de forma segura, sem a necessidade de sair de casa.
A população pode entrar em contato no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da empresa www.aguasdepocone.com.br
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