SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

A Águas de Primavera garante a qualidade da água distribuída para a população de Primavera do Leste. A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

A concessionária esclarece que houve um equívoco no momento da digitação de dados sobre Urânio, Mercúrio e Benzo[a]pireno, inserindo no sistema o valor de 0,10mg/L enquanto o resultado correto é de 0,010mg/L de Urânio na amostra. O índice máximo permitido pela legislação é de 0,03mg/L. Para o parâmetro Mercúrio, foi inserido o valor de 0,005mg/L enquanto o resultado correto é de <0,0002 mg/L, sendo que o limite é de 0,001 mg/L. Para o parâmetro benzo[a]pireno, foi inserido o valor de 1µg/L enquanto o resultado correto é de <0,01µg/L, sendo que o limite é de 0,7µg/L. Uma carta de correção já foi enviada para a Vigilância Sanitária.

A Águas de Primavera tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 104 amostras de água bruta (poços e represas) e 39.934 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old