SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Neste mês de novembro, a Águas de Primavera realizou uma vistoria simultânea em nove bairros da cidade para a identificação de possíveis ligações irregulares na rede de esgoto, que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública. A técnica aplicada foi a do fumacê, que consiste na injeção de uma fumaça não tóxica nas entradas dos poços que dão acesso às tubulações e que, ao ser injetado, o produto percorre o caminho inverso ao do esgoto, apontando onde há ligação irregular, seja de rede seca ou na rede pluvial, identificando os lançamentos indevidos.

As equipes percorreram os bairros: Parque Eldorado, Vertentes das Águas, São Cristóvão, Jaime Campos, Novo Horizonte, Poncho Verde, Jardim Luciana, Jardim Riva e o Guterres. De acordo com o coordenador da Águas de Primavera, Sérgio Campos, foram encontradas muitas tampas de residências danificadas que são de responsabilidade do morador e, que contribuem para receber a carga indevida, sobrecarregando o sistema de esgoto. Ele reforça ainda que os imóveis que foram identificados com qualquer ligação irregular serão notificados pela concessionária.

“A população deve ter a consciência que a prática de realizar a ligação clandestina em nossa rede afeta todo o sistema, que fica sobrecarregado e acaba não suportando o volume para o qual não foi dimensionado. Consequentemente são causados danos aos equipamentos e, podem ocasionar extravasamentos de esgotos, gerando transtornos à população”, explicou o coordenador Sérgio Campos.

A concessionária adverte que, em hipótese alguma, as águas residuais devem ser destinadas às redes de drenagem pluvial ou diretamente em via pública, cabendo ressaltar que de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 qualquer lançamento indevido de resíduos sólidos, líquidos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas, que possam resultar em poluição ambiental ou danos à saúde pública, serão punidos nos termos da legislação, incluindo penas restritivas de liberdade, conforme o caso.

Portanto, a Águas de Primavera, ao notificar o morador, informará a necessidade de regularização e ainda advertirá que para novos casos de extravasamento de esgoto indevidos, identificados no mesmo imóvel, as autoridades públicas competentes serão comunicadas para que tomem as devidas providências de responsabilização.

Canais de Atendimento

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Primavera no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou mensagens de textos pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados). A empresa disponibiliza ainda o aplicativo Águas App e os Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/ ou Instagram pelo @aegeamt

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2