Notícias
A atividade proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de acompanhar de perto as etapas de implantação da nova estrutura.
Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Barra do Garças, participaram, no mês de dezembro, de uma visita técnica ao canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A atividade proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de acompanhar de perto as etapas de implantação da estrutura, que irá ampliar a capacidade de abastecimento de água da cidade.
Ao longo do percurso, os estudantes observaram os processos construtivos, o funcionamento dos sistemas de tratamento e a aplicação de soluções de engenharia voltadas à eficiência operacional e à melhoria da qualidade da água distribuída à população. A experiência reforçou a relevância da integração entre conhecimento técnico e vivência prática, fundamental para a formação dos futuros profissionais do setor.
Para o coordenador da Águas de Barra do Garças, Filipe Vieira, receber estudantes faz parte do compromisso da concessionária com a educação e com o fortalecimento do saneamento no município. “Abrir as portas do nosso canteiro de obras é uma forma de contribuir para a formação de quem, em breve, estará à frente dos desafios da engenharia. Aqui, eles conseguem visualizar na prática soluções estudadas em sala de aula e compreender o impacto do saneamento na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida da população”, destaca.
De acordo com o engenheiro civil e professor na UFMT, Tiago da Silva Santos, a visita técnica permite que os acadêmicos relacionem o conteúdo teórico estudado em sala de aula com a aplicação prática em uma obra real. “No caso da Estação de Tratamento de Água de Barra do Garças, os alunos conseguem compreender melhor como funcionam os sistemas de abastecimento, a complexidade das obras de saneamento e a importância dessas estruturas para a saúde pública e o desenvolvimento urbano. Como pegamos a obra no começo, podemos observar cada detalhe da obra, os materiais, a bomba que vai ser implantada no rio, a parte interna da estação”, explica.
O professor também ressalta a importância das parcerias entre universidade e concessionária. “Elas permitem contato direto com obras e profissionais da área, ampliam a visão prática dos acadêmicos e contribuem para a formação de engenheiros mais preparados, conscientes de sua responsabilidade técnica e social. Agradeço ao coordenador Filipe pela receptividade e pelo apoio ao conhecimento”, finaliza.
A Águas de Barra do Garças está de portas abertas para a comunidade estudantil, autoridades públicas, imprensa e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto no município. As visitas podem ser agendadas por meio de ofício protocolado na concessionária.
Acompanhe a Águas de Barra do Garças:
Instagram: @aguasdebarradogarcas | Facebook: https://www.facebook.com/aguasdebarradogarcasmt/

