Notícias
As visitas têm como principal objetivo aproximar os estudantes dos processos de tratamento de água.
Alunos do 6° ano do Centro Municipal de Educação Waldiza Rego Flores e das turmas de 7° A e 7° B da Escola Estadual José Ângelo dos Santos, em Barra do Garças, realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) para entender a importância do tratamento de água e o uso consciente deste recurso essencial. As visitas educativas ocorreram nos dias 22 e 28 de agosto, respectivamente, e têm como principal objetivo aproximar os estudantes dos processos de tratamento de água, desmistificando a ideia equivocada de que a água consumida nas torneiras vem diretamente dos rios sem tratamento.
David Garib, Coordenador de Responsabilidade Social da Águas, explica a importância dessas visitas para a educação ambiental dos jovens. “Entender como funciona todo o processo de tratamento de água na prática enriquece a experiência educacional. Durante as visitas técnicas, abordamos conceitos presentes no Projeto Político Pedagógico (PPP) e na grade curricular das escolas, proporcionando um aprendizado mais completo”, destaca Garib.
O feedback dos alunos e professores destaca o impacto positivo da experiência, revelando um desconhecimento prévio sobre o processo. Alguns dizem que antes da visita não sabiam que era realizado todo esse processo de tratamento ou que pensavam que a concessionária pegava água do rio e distribuía diretamente, sem qualquer interferência ou melhoramento. Essas reações reforçam a importância das visitas para desmistificar o tratamento da água e conscientizar sobre a importância do consumo responsável.
Durante a visitação, além de conhecerem o processo de purificação da água, os alunos recebem panfletos educativos sobre o uso consciente e brindes personalizados, reforçando a mensagem da preservação dos recursos hídricos. Segundo Garib, as visitas têm um grande impacto na percepção dos visitantes sobre o consumo de água tratada. “Compreender a complexidade do tratamento faz com que valorizem ainda mais a água ao abrir a torneira, entendendo o trajeto desde a captação até suas casas”, afirma.Dessa maneira, as visitas têm se mostrado uma ferramenta eficaz para educar os alunos, aumentando o conhecimento sobre o tratamento da água e inspirando atitudes mais responsáveis no consumo desse recurso vital para todos nós.
Além das visitas técnicas à ETA, a Águas realiza várias iniciativas para promover a sustentabilidade e o uso consciente da água, como palestras educativas em escolas, participação em eventos sobre o meio ambiente e a distribuição de materiais informativos, como folders e gibis. Garib enfatiza que essas ações são parte do compromisso da empresa com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando incentivar uma cultura de preservação dos recursos naturais.
No Instagram @aegeamt I Para falar com a AEGEA, acesse os serviços pelo website www.aegeamt.com.br ou entre em contato pelo telefone/WhatsApp 0800 647 6060.