SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Até o fim do ano mais 400 novas ligações de esgoto serão disponibilizadas pela Águas de Diamantino, com a execução da obra de implantação de rede na região do Novo Diamantino. Os serviços de esgotamento sanitário atenderão mais de 1.300 moradores, garantindo a melhoria da saúde pública, a preservação do meio ambiente, além de contribuir diretamente com o desenvolvimento sustentável da cidade.

Com investimentos de cerca de R$ 3 milhões, serão executados aproximadamente 6.200 metros de extensão de rede nos bairros Cohab Serra Azul, Jardim Adriana e o Bom Jesus, ampliando a cobertura dos serviços de esgoto. De acordo com o supervisor de serviços da Águas de Diamantino, Ralison Monteiro, a obra impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças.

“O principal objetivo é levar mais saúde e dignidade para a população de Diamantino e, além de gerar valor para as moradias, é compromisso da concessionária atender com qualidade e eficiência toda população. A partir do momento em que os esgotos são coletados e tratados, temos a melhoria das condições sanitárias, redução de focos de contaminação e de doenças ocasionadas pela falta de saneamento básico, além da preservação dos recursos hídricos”, destaca o supervisor.

Ainda segundo Ralison, 15 colaboradores estão envolvidos na obra, direta e indiretamente, incluindo os profissionais que atuam em um laboratório e que acompanham todos os dias para garantir a segurança do solo e a eficiência do asfalto. “Está sendo utilizada uma ferramenta de última tecnologia que se chama Estapac, em que é acoplada a uma retroescavadeira e tem a função de compactar o solo, evitando que os colaboradores tenham que compactar diretamente dentro da vala e gerando, assim, mais qualidade à obra e a segurança das equipes”, explicou.

A previsão é de que a obra esteja pronta para operação até dezembro de 2023. Todo o esgoto coletado na região será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e devolvido à natureza sem prejuízos ambientais. Na ETE serão tratados aproximadamente 2 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a quase uma piscina olímpica. Essa é uma das etapas mais importantes do processo, pois garante que os efluentes tenham a destinação correta, evitando poluição de rios e córregos e, consequentemente, contribuindo com a saúde pública.

Ligações de imóveis à rede coletora de esgoto

Quando a rede de esgoto estiver disponível para ser utilizada, a concessionária notificará os moradores sobre os procedimentos para adesão ao serviço no prazo de 60 dias, conforme a Lei 11.445/2007 do Saneamento Básico, que dispõe sobre a obrigatoriedade da conexão dos imóveis aos serviços públicos de abastecimento de água e coleta de esgoto quando disponíveis. Após esse período, será iniciada a cobrança conforme estrutura tarifária estabelecida no contrato.

Canais de Atendimento

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Diamantino no 0800 647 6060 para ligações (24h por dia) e/ou mensagens de textos pelo WhatsApp (7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados). A empresa disponibiliza ainda o aplicativo Águas App e os Serviços Online, que pode ser acessado no site www.aegeamt.com.br

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Diamantino no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdediamantino/

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old