SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Um dos maiores problemas que afetam a distribuição de água em todas as cidades são as ligações clandestinas, uma vez que elas prejudicam não só a saúde da família abastecida pela ligação, mas toda a comunidade da região.

Nesta semana, a equipe operacional da Águas de Sorriso localizou, em um condomínio, no bairro Recanto dos Pássaros um caso de ligação clandestina que estava causando baixa pressão de água na região e prejudicando a população.

“Fizemos uma avaliação minuciosa no campo e encontramos uma ligação irregular de grande porte no bairro, imediatamente a concessionária abriu um boletim de ocorrência realizou o corte dessa derivação indevida da rede de água e notificamos o empreendimento”, explica Lucas Alves, coordenador regional da Águas de Sorriso.

O coordenador destaca ainda os perigos que uma ligação irregular e clandestina pode causar para a comunidade. “É importante salientar que o “gato” – como é popularmente conhecida a ligação clandestina pode trazer consequências negativas tanto ao autor quanto a população ao redor, ou seja, ao realizar uma ligação clandestina, uma metodologia não adequada, pode propiciar bactérias e entradas de partículas de areia que afetam a qualidade da água fornecida pela concessionária e, se tratando de uma ligação de grande porte, pode desabastecer toda a população ao redor”, finalizou Lucas

Toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água, é irregular e ilegal. Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal), e Dano qualificado, uma vez que a ligação é feita no patrimônio Público (art. 163, III, do CP).

Quando falamos em gato de água, não podemos deixar de citar o consumo excessivo e a contaminação da rede de abastecimento de água. Essa prática pode gerar problemas em diversas frentes, como no meio ambiente e no cotidiano das cidades.

Caso os moradores identifiquem ligações irregulares, podem denunciar de forma anomia para a Águas de Sorriso, que fica à disposição da comunidade 24h no 0800 647 6060.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Sorriso no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdesorrisomt/

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados_old Saiba mais
Comunicados_old

Águas de Jauru 2 Saiba mais
Águas de Jauru 2

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Aegea MT é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades do Mato Grosso.