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Em meio à mais severa seca das últimas décadas na região, o trabalho da Águas de Poconé tem garantido importantes resultados para o abastecimento no município. Apesar das chuvas registradas em Mato Grosso nos últimos dias, Poconé continua sentindo o forte impacto da seca. Um cronograma de atividades vem sendo cumprido e investimentos estão sendo realizados em toda a cidade, para minimizar os efeitos da estiagem e reforçar o sistema de captação do Rio Bento Gomes, principal fonte de abastecimento do município.

A operação faz parte do plano de estiagem montado pela empresa desde o ano passado, que contempla diversas melhorias para atender a população em períodos críticos de falta de chuva. Estas medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água, como a cava garimpeira. Uma iniciativa realizada em parceria com a cooperativa de garimpeiros e mineradores (Cooper Poconé), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público.

No local, a concessionária implantou uma balsa com dois conjuntos para bombeamento de água bruta, que funciona como contingência (alternativa) para a captação existente no Rio Bento Gomes, garantindo a segurança operacional na produção de água e no abastecimento. Foi realizada ainda a implantação de aproximadamente 3 km de rede de água em diâmetro 150 milímetros para transportar a água que vai da cava garimpeira para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é submetida aos procedimentos de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtragem e Desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. Além disso, instalou dois geradores para captar a água e um abrigo para o quadro de comando, responsável pelo controle da operação do sistema, todos monitorados pelo centro de controle operacional da empresa.

“Somos testemunhas do quanto fomos atingidos durante a estiagem do último ano, não só no Pantanal, mas também aqui na área urbana do município, onde diversos bairros, assentamentos e comunidades próximas, sentiram os impactos causados pela seca. Sabemos também dos esforços realizados pelas equipes da Águas de Poconé e de todo trabalho que eles vêm realizando em prol da nossa população. Temos ciência da importância dessa parceria e se é um meio de resolver essa problemática, estamos juntos para buscar soluções e garantir um atendimento de qualidade para nossos munícipes”, disse o prefeito de Poconé, Tatá Amaral.

A supervisora da Águas de Poconé, Patrícia Bastos, reforça que a água captada da cava garimpeira é enviada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de chegar às torneiras. Ela destaca que todos os resultados da Águas de Poconé atendem os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde.

“A água distribuída em Poconé é monitorada periodicamente nos laboratórios credenciados, onde são realizadas análises de metais pesados, agrotóxicos, contaminantes e parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Em amostras analisadas na cidade, não foram encontrados parâmetros irregulares com a legislação ou substâncias que coloquem a saúde dos habitantes em risco”, explica a supervisora.

MELHORIAS OPERACIONAIS

No plano emergencial de enfrentamento à crise hídrica, a empresa realizou diversas melhorias, inclusive retrofit (reforma buscando as melhores tecnologias do mercado) e a instalação de novas bombas nos poços e estações elevatórias, pontos de descarga, estudos geofísicos para a perfuração de novos poços, levantamento de áreas para novas captações de água, ações de contingência para aumentar a vazão da captação Bento Gomes, extensões de rede, aquisição de equipamentos para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) com novos módulos.

A Águas de Poconé está monitorando constantemente a distribuição do serviço em toda a cidade por meio do Centro de Controle de Operações (CCO), que possui tecnologia de ponta e monitora remotamente o sistema, controlando o volume de água distribuído, os níveis dos reservatórios, estações elevatórias e as pressões no fornecimento de água, agilizando dessa forma a operação, para garantir a regularidade do fornecimento de água.

Além da captação do Rio Bento Gomes, outros 17 poços compõem o sistema de abastecimento. A concessionária também vem realizando ações de orientação à população para que sejam colocadas em prática medidas de consumo consciente da água – atitudes que fazem toda a diferença no período de estiagem.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, a população pode entrar em contato com a Águas de Poconé por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdepocone.com.br

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Poconé no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdepocone/

 

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