SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O uso inadequado da rede de esgoto pode gerar problemas ao meio ambiente e aos próprios moradores. Muitos extravasamentos em vias públicas e refluxos de esgoto no interior dos imóveis são ocasionados pelo lançamento indevido de água da chuva e materiais sólidos nas tubulações e, em dias chuvosos essas ocorrências aumentam. Por isso, a Águas de Primavera realiza periodicamente serviços de manutenção e limpeza da rede coletora e dos poços de visitas, além de orientar a população a utilizar o serviço de forma correta.

Ações simples da população ajudam a evitar o entupimento e danos na rede de esgoto. Uma dica importante é o descarte correto de resíduos sólidos, como garrafas, latas, plásticos, entulhos de construção, madeira, óleos de fritura e restos de comida, encontrados com muita frequência dentro das redes coletoras. Os materiais sólidos entopem a rede e jogam o esgoto para superfície, aumentando os riscos para a saúde pública. Um item indispensável nos imóveis é a caixa de gordura, que retém os resíduos descartados de pias e ralos, evitando que escoem livremente pela rede de esgoto.

O supervisor da Águas de Primavera, Sérgio Campos explica que a água da chuva também pode ocasionar o entupimento da rede. Ele ressalta que o sistema de coleta de esgoto é composto por tubulações que tem como objetivo levar os dejetos sanitários dos imóveis até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estrutura é projetada para receber apenas o esgoto doméstico proveniente do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. “O sistema de esgoto implantado no município não é dimensionado para receber um grande volume de água. Para isto, existe a galeria pluvial, local apropriado para a água da chuva”.

Para identificar a prática de ligações irregulares de esgoto e de águas das chuvas na rede, que são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde da população, a concessionária realiza os trabalhos de vistoria no município com a tecnologia de fumacê. Uma fumaça é colocada em um poço de visita (PV) – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, percorre o caminho inverso ao do esgoto, mostrando os pontos onde acontecem lançamentos indevidos. As residências que lançam a água das calhas na rede de esgoto são notificadas e orientadas para utilizar a drenagem.

“É importante reforçar que problemas dessa natureza são causados pelo mau uso do sistema de esgotamento sanitário. Por isso, a concessionária conta com o apoio da população para que a rede de esgoto funcione com eficiência. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a conservação do meio ambiente”, afirma o supervisor.

Em casos de obstruções ou denúncias de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Águas de Primavera por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdeprimavera.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.