SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

Em continuidade à parceria anunciada em abril deste ano, a Aegea MT, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, inaugura mais quatro usinas de energia fotovoltaica no dia 4 de outubro, no Oeste Solar Parque, em Cuiabá, ocupando uma área 13.500 m².

As novas usinas vão atender ao consumo energético das operações das concessionárias em Mato Grosso: Águas de Barra do Garças, Águas de Paranatinga, Águas de Pedra Preta e Águas de São José. Juntas elas somam uma potência instalada de 1,2 MWp e um volume de geração de energia estimado em 1.700 megawatt-horas por ano, equivalente ao consumo anual de energia de cerca de 800 residências brasileiras.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Aegea Saneamento, Brasol Soluções Energéticos, empresa com capital Siemens, e Oeste Solar Energia. O loteamento de geração distribuída de energia solar fica localizado no km 9 da Estrada da Guia, em Cuiabá, e conta com 200 hectares. As novas usinas da Aegea MT integram o projeto fotovoltaico já em operação nas unidades de Campo Verde, Poconé, Primavera do Leste e Sinop.

O diretor-executivo da Aegea MT, Marcos Vinicius Antunes, explica que as concessionárias buscam aprimorar a sua eficiência energética em todo o processo, reduzindo custos operacionais e preservando o meio ambiente. “O uso de placas solares nas nossas operações significa uma energia limpa, sem poluentes, e reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, gerando valor para a sociedade”, pontua.

Como líder do setor privado de saneamento, a iniciativa faz parte do compromisso do grupo Aegea em colocar a Sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. A companhia faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões, priorizando uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética, e metas de redução de consumo de energia. Atualmente, 94% da energia consumida no grupo é de fontes renováveis. A empresa tem avançado em sólidas parcerias e já possui projetos de geração distribuída em operação e implementação nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande de Sul, Espírito Santo, Amazonas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas concessionárias em Mato Grosso, acesse www.aegeamt.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Aegea MT oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.