SERVIÇOS ONLINE

Notícias

Ver notícia

O conhecimento pode salvar vidas e saber como agir em casos de acidentes é imprescindível para que os colaboradores se sintam mais seguros para a execução de suas atividades diárias. Pensando nisso, a Aegea MT, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, ofereceu um curso de capacitação para as equipes das unidades da Águas de Primavera e Águas de Campo Verde, com foco em reconhecer situações de risco e utilizar técnicas de primeiros socorros.

Segundo a supervisora de Segurança no Trabalho Thássia Sturzeneker Azevedo, o objetivo é assegurar que casos de possíveis acidentes possam ser enfrentados de forma responsável e habilitada. “Essas capacitações são essenciais para atividades mais seguras, corretas e com menos riscos de impactos, sejam com acidentes, fatais ou com danos materiais, tanto para a segurança dos trabalhadores, quanto para a empresa. A Aegea demonstra com isso que a união do coletivo, com uma orientação como essa, o diálogo e o treinamento, fazem com que o colaborador se sinta acompanhado de perto, se sinta seguro e importante naquilo em que atua. Eles trabalham até mais motivados”, destacou.

A supervisora detalhou que as ações fazem parte do Plano de Atendimento a Emergência (PAE), que aborda várias situações passíveis de acontecer como soterramento, intercorrências em mergulhos, riscos em espaços confinados, problemas com trabalho em altura, choque elétrico, acidente de trânsito, entre outros. Após a orientação teórica do plano com o passo a passo de como proceder, também foram montados cenários para as execuções na prática, com apoio da empresa Viva Treinamentos.

O técnico em Segurança no Trabalho, Marcelo Anderson Reis dos Anjos, reforçou a importância do treinamento com simulações. “Eu tenho treinamento de bombeiro civil e pedi essas práticas com a equipe, porque vi a necessidade de colocar o colaborador na cena para que leve ele a agir no limite, na adrenalina, porque a gente nunca sabe o que pode ocorrer no dia a dia. É preciso estar preparado”, ressaltou Marcelo. As simulações foram realizadas para aprender a como retirar vítimas de acidentes com veículos leves e pesados e a remoção de trabalhadores após possível mal súbito em atuação no alto da Estação de Tratamento de Água.

Os colaboradores das unidades da Aegea MT passam por constantes treinamentos em Segurança no Trabalho e respeitam o uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). Para cada serviço executado, as concessionárias realizam um planejamento de percepção de riscos, avaliação operacional, com documentações e procedimentos de segurança e organização.

ACADEMIA AEGEA

Para manter o aprimoramento das atividades de rotina e o nível de eficiência e produtividade de seus colaboradores a Aegea Saneamento direciona constantemente recursos para a capacitação profissional do público interno. Os colaboradores são qualificados nos cursos oferecidos pela Academia Aegea, ferramenta de educação corporativa que oferece cursos e treinamentos, nas modalidades presencial e online, para desenvolvimento profissional e são ministrados por escolas de desenvolvimento, que compõem a estrutura.

A plataforma disponibiliza diversos cursos e trilhas de conhecimento com foco na melhoria dos serviços prestados e no crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Ao longo dos últimos meses os colaboradores participaram de diversos treinamentos em áreas relacionadas à segurança, como direção defensiva, proteção contra incêndio, ergonomia, instalações elétricas, comissão interna de prevenção de acidentes, saúde ocupacional, entre outros.

 Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas concessionárias da Aegea MT, acesse www.aegeamt.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Aegea MT trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas cidades onde atua.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Aegea MT.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Aegea MT e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.